Vídeo | Homem passeia de boia pelo córrego na Francisco Junqueira

Passeio foi flagrado por moradores, que filmaram a cena; especialista vê riscos à saúde na prática

0
Hamem navega pelo Retiro Saudoso com uma boia - Foto: Reprodução

Uma cena inusitada foi observada por quem passava pela avenida Francisco Junqueira na manha desta sábado (6): montado em uma boia, um homem navegava calmamente as águas do córrego Retiro Saudoso.

A cena foi registrada por uma pessoa que passava pelo local e logo ganhou as redes sociais. O homem aproveitou o fato de o curso de água estar com volume maior do que o registrado habitualmente e resolver relaxar. Nas imagens, é possível vê-lo de pernas cruzadas, acendendo um cigarro enquanto é lentamente levado pelas águas.

O morador que passava pelo local ainda interagiu com o homem, dizendo que ele estava numa praia. Bem humorado, ele respondeu. A reportagem não conseguiu contato com o que estava montado na boia.

Cuidados

Apesar de ser uma forma de lazer muito comum em rios da região – cenas semelhantes são muito comuns no rio Pardo, por exemplo – o fato de o Retiro Saudoso ser um córrego onde geralmente há pouca água tornou a cena inusitada. Além disso, o curso d´água é poluído, não sendo recomendável qualquer prática de lazer em suas águas.

De acordo com o médico infectologista Gustavo Jordão, da Universidade de São Paulo (USP), o maior risco à saúde é a presença de esgoto na água. Os microorganismos, se ingeridos, pode causar problemas sérios. “Se há conteúdo gastrointestinal na água, há micro-organismos causadores de doença, pois eles se alimentam disso”, conta.

No caso do homem que estava no Retiro Saudoso, é possível vê-lo brincando com as mãos na água. Jordão viu o vídeo e acredita que o homem está sujeito a outras doenças. “Além disso, nadar em aguas contaminadas pode causar hepatite, amebíase, cólera, gastroenterite, leptospirose e esquistossomose, entre outros problemas”, avalia.