As imagens de uma câmera de segurança registraram o momento em que uma psicóloga agrediu um menino de oito anos com autismo na última sexta-feira (17), em Minas Gerais. Outras crianças estavam na sala no momento do crime e presenciaram as cenas. Confira o vídeo:
De acordo com a Polícia Militar, a mulher era cuidadora da criança e justificou o comportamento como “parte do tipo de intervenção necessária no tratamento”. Ela ainda afirmou que os pais sabiam que essa intervenção “deve ser feita de forma energética”.
O delegado Jorge Caldeira, que recebeu o caso, explicou que a “mulher foi autuada em flagrante e encontra-se presa no presídio de Timóteo (MG), à disposição da Justiça. Ela vai responder por um crime cuja pena pode chegar até quatro anos”.
Especialista
O neuropediatra Marcone Oliveira explicou que não há nenhuma comprovação que as condutas adotadas pela psicóloga sirvam como aprendizado. “Muito pelo contrário. A gente tem observado que, cada vez mais, os tratamentos têm sido feitos de forma lúdica, em que a criança passa a ser a liderança da intervenção. Ela nos guia durante a intervenção”, disse.
Em nota, o Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais afirmou que está juntando informações para análise e providências cabíveis.