Com uma grande atuação de Victor Souza, que defendeu um pênalti nos acréscimos do segundo tempo, o Botafogo venceu o Amazonas por 1 a 0, nesta terça-feira (29), na Arena da Amazônia, em Manaus, pela 34ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.
O gol do triunfo botafoguense foi marcado por Douglas Baggio, aos 10 minutos da etapa complementar.
Em contra-ataque puxado por Alexandre Jesus, a bola passou por Patrick Brey e novamente pelo camisa nove, que de primeira rolou para Baggio só tocar na saída do goleiro. Com a vitória, o Tricolor subiu na tabela de classificação.
Agora, o Pantera ocupa a 15ª colocação, com 39 pontos –três a mais do que o CRB, primeiro clube na zona de rebaixamento.
O Botafogo volta a campo na próxima terça-feira (5 de novembro), às 21h, quando enfrenta o Brusque, no Estádio Augusto Bauer, em Brusque, pela 35ª rodada da competição.
O jogo
O treinador Márcio Zanardi promoveu apenas duas mudanças na escalação do Botafogo para o duelo contra o Amazonas. A primeira modificação foi no sistema defensivo com a entrada de Patrick Brey no lugar de Jean Victor, vetado pelo departamento médico. A outra substituição ocorreu no meio de campo com Gustavo Bochecha na vaga de Carlos Manuel, suspenso após a expulsão na última partida.
Com essa formação, o Tricolor apostou numa forte marcação e nas jogadas em velocidade. Já o Amazonas buscou os lances pelo lado esquerdo no início da partida. Numa dessas tentativas, Matheus Serafim concluiu e Victor Souza defendeu.
Aos 10 minutos, o Pantera respondeu. Alexandre Jesus brigou pela jogada, ganhou e rolou para Victor Andrade, que finalizou da entrada da área e mandou para fora. Quatro minutos depois, Gustavo Bochecha começou o lance no campo de defesa e enfiou para Douglas Baggio, que arrancou. O camisa 10 deu lindo passe para Alexandre Jesus, que dentro da área, bateu mascado e a bola saiu.
Na sequência, Emerson Negueba recebeu pela direita e chutou para defesa de Marcão. Logo depois, Patrick Brey tabelou com Alexandre Jesus, mas foi travado na marca do pênalti.
Após a pressão do Botafogo, o Amazonas equilibrou a partida e passou a jogar pelo lado direito, principalmente com Ênio, que teve duas chances, mas Victor Souza mostrou segurança e fez boas defesas.
No segundo tempo, os donos da casa começaram pressionando. Aos 4 minutos, após cobrança de escanteio, Miranda desviou de cabeça rente à trave.
Dois minutos depois, o Pantera respondeu com Emerson Negueba, que dominou pelo lado direito, cortou para dentro e chutou para fora.
Na sequência, o time de Manaus teve excelente oportunidade com Erick Varão, que finalizou de primeira da entrada da área e Victor Souza espalmou para escanteio.
O Tricolor apostava nos contra-ataques e abriu o placar. Aos 10 minutos, Alexandre Jesus arrancou do campo de defesa, passou pelo meio de campo e tocou para Patrick Brey, que devolveu. O camisa nove tocou de primeira para Douglas Baggio ajeitar e só tirar do goleiro: 1 a 0.
Em desvantagem no placar, o Amazonas se lançou para o ataque. Já o Pantera teve a chance de matar o jogo em outro contra-ataque, no entanto, Alexandre Jesus desperdiçou.
Com o objetivo de dar mais gás para a equipe, Márcio Zanardi colocou João Costa e Wallison nas vagas de Sabit e Victor Andrade. O treinador botafoguense também mexeu no setor ofensivo com a entrada de Alex Sandro na vaga de Alexandre Jesus.
Já o Amazonas pressionava e quase empatou com Robson Duarte, que mandou para fora da entrada da pequena área.
O time da casa ainda perdeu Alvariño expulso. Mesmo assim, quase empatou em chute de Érik Varão, que teve desvio na defesa e Victor Souza defendeu.
Quando a partida caminhava para o final, o árbitro Rafael Rodrigo Klein assinalou pênalti de João Costa. Aos 53, Ênio cobrou e Victor Souza brilhou com uma grande defesa, garantindo a vitória botafoguense por 1 a 0.
**Por Igor Ramos