Atores e atrizes indicados ao Oscar 2023 vão receber um alerta nas redes sociais sobre o perigo da extração ilegal de ouro em terras indígenas. A cerimônia de premiação ocorreu neste domingo (12) em Los Angeles, nos Estados Unidos.
A campanha Custo do Ouro propõe a troca da estatueta da premiação, produzida em ouro 24 quilates, por uma estátua em madeira de um herói que simboliza proteção à etnia yanomami.
Em um vídeo da Urihi Associação Yanomami, o líder da etnia Júnior Hekurari chama a atenção dos artistas de Hollywood para o combate ao garimpo ilegal e aos danos ambientais causados pela extração do metal, que geram derramamento de mercúrio nos rios, desmatamento e contaminação de peixes e indígenas.
“Um dos maiores símbolos de sucesso pode estar, em breve, nas suas mãos, o Oscar. Porém, seu símbolo de sucesso, tem um preço muito maior para nosso povo. Por aqui, ofereço uma estatueta diferente, a do nosso herói. Omama é o criador e guerreiro da Amazônia e do povo Yanomami. Omama simboliza proteção. Mas, até Omama precisa de aliados na luta contra o ouro ilegal e seu custo para nosso povo e para nossa terra”, diz o líder.
Crise humanitária
Em janeiro, a crise humanitária que afeta as comunidades da Terra Indígena Yanomami, em Roraima, levou o governo federal a decretar Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional para combater a desassistência sanitária dos povos que vivem na região.
Após a decisão, militares das Forças Armadas e órgãos do governo federal especializados em saúde indígena estão enviando alimentos e remédios para as aldeias yanomamis, além de prestarem assistência de saúde em hospitais de Boa Vista.
And the Oscar goes to..
O filme de produção independente “Tudo em todo lugar ao mesmo tempo” foi o grande premiado da noite, com sete estatuetas e 11 indicações. Entre os prêmios vencidos, estão os de melhor filme, melhor realização, melhor atriz principal, melhor atriz secundária e melhor ator secundário.
O longa-metragem alemão “Nada de Novo no Front” levou quatro prêmios: melhor filme internacional, som, trilha sonora e fotografia.
Outros líderes de indicações, no entanto, saíram de mãos abanando: Os Banshees de Inisherin, com nove menções, Elvis com oito, Os Fabelmans, com sete, e Tár, com seis. Todos com zero vitórias.
Confira os principais vencedores da premiação:
Melhor ator: Brendan Fraser (A Baleia)
Melhor roteiro adaptado: Entre Mulheres
Melhor canção original: Naatu Naatu (RRR)
Melhor documentário: Navalny
Melhor animação: Pinóquio por Guillermo del Toro
Melhores efeitos especiais: Avatar: O Caminho da Água