Saiba como foi a votação para prefeito de Santos em seu colégio eleitoral (1º turno)

Em uma publicação do portal BS9, o colunista Sandro Thadeu fez uma análise detalhada de como foi a votação em cada seção eleitoral de Santos.

Análise profunda
A coluna fez uma análise completa dos resultados do 1º turno da disputa pela Prefeitura de Santos. Foram verificados os votos em cada uma das 1.040 seções eleitorais do Município. Os dados foram organizados e divulgados em uma mapa interativo para que o internauta possa verificar o desempenho dos candidatos ao Executivo municipal em cada um dos 121 locais de votação.

Rosana na frente
Embora o prefeito Rogério Santos (Republicanos) tenha avançado para o segundo turno com 1.499 votos a mais do que a deputada federal Rosana Valle (PL), a parlamentar recebeu o maior número de sufrágios em 579 seções. Já o atual gestor municipal ficou na liderança em 448. Ambos ficaram empatados em 13 urnas. 

Larga vantagem na 118ª ZE
A integrante do PL também saiu vitoriosa em 63 colégios eleitorais. Rogério ganhou em 58, sendo 47 deles localizados na 118º Zona Eleitoral, que abrange os bairros da Área Continental, Região Central, Zona Noroeste e a maioria dos morros.

Extremos
Em números absolutos, a maior diferença de votos favoráveis ao prefeito sobre Rosana foi identificada na Escola Estadual (EE) Professora Zulmira Campos (669), no Castelo. Em contrapartida, a deputada federal teve a maior vantagem sobre o integrante do Republicanos no Colégio do Carmo (852), na Ponta da Praia. 

Busca por votos da Telma
Do ponto de vista proporcional, a terceira colocada na disputa pelo Executivo, a vereadora Telma de Souza (PT), somente conseguiu superar a marca dos 20% de votos válidos (exceto brancos e nulos) em uma única localidade: Unidade Municipal de Educação (UME) Margareth Buchmann, no Embaré (23,58%). A maior parte dos 31.423 sufrágios da petista ficou concentrada nos bairros da Aparecida (3.144), Ponta da Praia (2.599) e Embaré (2.446).

Passou em branco
Nando Pinheiro (Avante) somente não recebeu votos em um colégio eleitoral: a Escola Saint Mary’s, na Pompeia. Veja mais detalhes ao explorar o mapa.

Vai ao STF
O Supremo Tribunal Federal (STF) realizará na próxima terça-feira, a partir das 9 horas, em Brasília, audiência pública para discutir o Programa Escola Cívico-Militar nas cidades paulistas. Um dos participantes desse evento convocado pelo ministro Gilmar Mendes é o deputado estadual Tenente Coimbra (PL). A explanação do parlamentar será às 10h10.

Críticas infundadas
O legislador pretende apresentar dados que comprovem a eficiência desse modelo na melhoria do ensino e na redução da evasão escolar. “Quem critica as escolas cívico-militares, nunca pisou em uma escola como esta. É uma crítica ideológica. Por isso, tenho certeza de que vamos evoluir neste debate”, ressaltou. 

Pluralidade de ideias
Outros integrantes da Assembleia Legislativa também estarão contribuindo com esse debate promovido pelo STF: Carlos Giannazi (PSOL), Guto Zacarias (PL); Professora Bebel (PT) e Simão Pedro (PT).

Combate à intolerância religiosa
Na última quinta-feira, o vereador de São Vicente Benevan Souza (Republicanos) apresentou o Projeto de Lei 197/2024, que trata da inclusão no Calendário Oficial de Datas e Eventos da Cidade o Dia Mundial de Homenagem às Vítimas de Atos de Violência Baseada na Religião ou Crença. A data será celebrada anualmente no dia 22 de agosto.

Respeito acima de tudo
O objetivo dessa iniciativa é ressaltar ao público a importância da tolerância, respeito e proteção dos direitos humanos, combater a intolerância, promover a paz, condenar o discurso de ódio, promover o diálogo e investir em iniciativas de diálogo intercultural e entre religiões. 

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS