Um incêndio em um apartamento no 15º andar de um edifício residencial na região central de São José do Rio Preto (SP) mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros na manhã desta sexta-feira (9). Seis moradores, sendo um casal e seus quatro filhos, foram resgatados com sintomas de inalação de fumaça. O imóvel foi interditado pela Defesa Civil.
A ocorrência teve início às 6h42, em um prédio localizado na esquina da Avenida Alberto Andaló com a Rua Jaci. Segundo o 13º Grupamento de Bombeiros, o foco do incêndio estava concentrado em um dos cômodos do apartamento.
A resposta foi rápida, com a primeira viatura chegando ao local em aproximadamente seis minutos. Ao todo, a operação envolveu 16 bombeiros e seis viaturas, que realizaram o combate às chamas, a ventilação do ambiente e a busca por vítimas.
A família foi encontrada consciente e orientada. Após receberem os primeiros atendimentos no local, as vítimas foram encaminhadas pelo SAMU aos hospitais de Base (HB) e da Criança e Maternidade (HCM, para avaliação médica, onde permaneceram em observação até o final da manhã desta sexta-feira, sem risco de vida e sem registro de queimaduras.
Interdição
Após o controle do fogo e o resfriamento da área, a Defesa Civil realizou uma vistoria técnica e determinou a interdição do apartamento para a realização da perícia e outras providências.
Há indícios de que o fogo tenha começado na despensa do imóvel. As causas ainda serão apuradas.
Agilidade
O Tenente-Coronel PM Orival Santana Júnior, Comandante do 13º Grupamento de Bombeiros, destacou que a agilidade no atendimento foi decisiva para a preservação de vidas e a mitigação dos danos.
O Corpo de Bombeiros informou ainda que o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) do edifício está em dia. A corporação reforça a importância de medidas preventivas e orienta a população a acionar o telefone de emergência 193 em casos de sinistro.



