Para garantir o direito ao brincar como ferramenta de prevenção à violência, a coletiva Varal de Chita lança o projeto “Giramundo: Brincadeiras de Camará”, contemplado pelo chamamento público Nelson Seixas 2025. A iniciativa, conduzida pelos professores Jéssica Dourado e Lucas Molina, promove brincadeiras populares em espaços públicos dos distritos de Rio Preto (SP) de forma totalmente gratuita e aberta à comunidade.
A proposta é fomentar a coletividade, valorizar as infâncias, relembrar as brincadeiras ao ar livre, aproveitar a potencialidade dos espaços públicos do município e respeitas as diferenças. Nesse sentido, as atividades ainda garantem acessibilidade em Libras.
Segundo os professores, o projeto nasceu em 2025 da união de seus trabalhos em eventos ligados à cultura popular e à capoeira angolana. “Queremos que o público se reconecte com a simplicidade e a riqueza cultural do brincar”, afirmam Jéssica Dourado e Lucas Molina. Eles explicam ainda que o termo “Camará” é bastante significativo no universo da capoeira, sendo um vocativo afetuoso entre os companheiros.
Estações Brincantes
As atividades serão organizadas em estações brincantes, com jogos e brincadeiras tradicionais como:
- Do ar: confecção de capucheta
- Do chão: pé de lata e bolinha de gude
- Cozinha tradicional
- Literatura infanto-juvenil
- Instrumentos percussivos afro-indígenas
Público-alvo
O projeto é voltado principalmente para crianças até 11 anos, mas adolescentes, jovens e familiares também são convidados a participar. “Acreditamos que há muito a aprender com o repertório das próprias crianças, por isso elas também serão protagonistas das ações”, reforçam os professores.
Contrapartidas
Como contrapartida, o projeto vai aplicar as estações brincantes no Instituto do Cego Trabalhador e na escola pública municipal Olga Malouk e uma série de vídeos, com demonstrações de brincadeiras simples, acessíveis, que envolvem o corpo, o ritmo, a escuta e o encontro.
Serviço
Projeto “Giramundo: Brincadeiras de Camará”
Estância São Carlos – 14/02- Distrito de Talhado – 17/02
- Distrito de Schmitt – 20/02
- Estância Navarette – 27/02
- Horário: das 9h às 11h
*Não há necessidade de inscrição prévia nem limite de participantes. Todas as circulações são abertas à comunidade, com exceção das contrapartidas. - Projeto viabilizado por chamamento público Nº 02/2025-SMC/LNS



