A Defesa Civil de São José do Rio Preto atua como base operacional para a distribuição de materiais de construção destinados a municípios da região atingidos por fortes chuvas em novembro. Os insumos foram enviados pela Defesa Civil do Estado e estão sendo repassados a partir de um entreposto local.
A ação tem como objetivo apoiar a recuperação de residências e prédios públicos que sofreram destelhamentos e outros danos provocados por chuvas intensas e ventos fortes. Foram atendidos os municípios de Guarani D’Oeste, Palmeira D’Oeste, Turmalina, São Manuel e Dolcinópolis.
Ao todo, o Estado destinou R$ 830 mil para a ação, possibilitando a entrega de cerca de 20 mil telhas, além de 2.150 cumeeiras e 7.600 conjuntos de parafusos para fixação das coberturas.
Devido ao grande volume da carga, a distribuição foi centralizada em Rio Preto. Áreas da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Semae e da Usina de Resíduos da Construção Civil, da Secretaria de Serviços Gerais, estão sendo utilizadas como pontos de apoio logístico. Os municípios enviam equipes próprias para retirada dos materiais.
A iniciativa integra as ações contínuas de ajuda humanitária da Defesa Civil, voltadas tanto ao atendimento emergencial quanto à recuperação das áreas afetadas, em apoio aos municípios impactados por eventos climáticos extremos.



