RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Hospital da Criança inicia aplicação de imunizante contra bronquiolite em bebês

Hospital da Criança inicia aplicação de imunizante que protege contra principal causa de bronquiolite em bebês; imunização deve reduzir internações.

Ketilen Mayana Gomes Lima, de 36 anos, com o filho Benício, primeiro bebê prematuro a receber o imunizante contra a bronquiolite no HCM | Foto: Divulgação/Funfarme

O pequeno Benício Gomes Thomé, de apenas 22 dias de vida, foi o primeiro bebê prematuro a receber o imunizante contra a bronquiolite no Hospital da Criança e Maternidade de Rio Preto (HCM), referência no estado de São Paulo em atendimento à criança e à gestante.

A imunização aconteceu nessa segunda-feira, dia 9, após a Fundação Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Funfarme) receber a primeira remessa com 80 doses do Nirsevimabe, anticorpo que garante proteção imediata contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), principal causa de bronquiolite e de internações em bebês no HCM.

As doses passaram a ser disponibilizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para bebês internados no HCM, mediante prescrição médica.

A mãe Ketilen Mayana Gomes Lima, de 36 anos, conta que sua gravidez foi de risco e fez o parto com 30 semanas de gestação. Ela ressalta a importância do imunizante logo nos primeiros dias de vida de Benício.

“Como mãe, meu coração fica quentinho e aliviado em saber que chegou o imunizante. E imunizar é um ato de amor, de proteção, e sempre levantamos a bandeira do SUS, porque sempre está aí para ajudar tantas famílias no País. Foi um alívio”, ressalta Ketilen.

Internações

Dra. Maria Lúcia Machado Salomão, epidemiologista e coordenadora do Núcleo Hospitalar da Funfarme, explica que a bronquiolite é uma das principais doenças em crianças prematuras e menores de dois anos. Esse imunizante vem resolver um grave problema de saúde pública e preocupante nas crianças pequenas.

Segundo a Dra. Maria Lúcia, 70% dos casos de internação por bronquiolite e 40% das pneumonias são causados pelo Vírus Sincicial Respiratório. O imunizante vai garantir proteção efetiva contra o vírus.

“Estamos vivendo um momento importantíssimo da saúde pública, porque com a aplicação desse imunizante nós vamos ter um impacto muito grande nas internações e também de óbitos em casos muito graves”, afirma a epidemiologista.

Imunizante é indicado para recém-nascidos prematuros

Segundo o Ministério da Saúde, o imunizante é indicado para recém-nascidos prematuros, com idade gestacional de até 36 semanas e seis dias, e para crianças de até 23 meses completos com comorbidades específicas, como cardiopatia congênita, broncodisplasia pulmonar, imunocomprometimento grave, síndrome de Down, fibrose cística, doenças neuromusculares e anomalias congênitas das vias aéreas.

Referência

Além de atender os bebês que ainda estão internados, o HCM será referência regional para a aplicação do imunizante em 67 municípios da região de São José do Rio Preto. Para receber o nirsevimabe, a criança deve passar por consulta com pediatra na Unidade Básica de Saúde (UBS).

Após a solicitação, o pedido será encaminhado a Sala de Vacinas, responsável pela análise e pelo agendamento, de acordo com a disponibilidade de doses.

Após a avaliação da prescrição, o atendimento será agendado e o bebê receberá o imunizante. A Funfarme reforça que o nirsevimabe não estará disponível para toda a população, sendo indicado exclusivamente para os grupos elegíveis, sempre mediante prescrição médica.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS