A Polícia Civil de São José do Rio Preto (SP) prendeu em flagrante, nessa quarta-feira (20), um influenciador digital de nacionalidade angolana, com cerca de 40 mil seguidores, por uso de documentos falsificados em um esquema de fraudes contra o programa Bolsa Família. A prisão ocorreu no momento em que o suspeito deixava uma agência da Caixa Econômica Federal, na Avenida Alberto Andaló.
A ação foi conduzida pelo Núcleo de Polícia Judiciária dos 1º, 2º e 5º Distritos Policiais. Durante a abordagem, o homem apresentou uma Carteira de Registro Nacional Migratório (CRNM) falsa, com dados de um suposto cidadão do Sudão.
Múltiplas identidades
No entanto, o homem foi identificado pelos policiais, que foram com o suspeito até o hotel, na região central da cidade, onde ele estava hospedado. No local, foram apreendidas outras quatro carteiras do mesmo tipo, todas falsificadas, contendo fotografias diferentes e identidades igualmente fictícias.
Durante o interrogatório, o detido confessou o crime. Ele relatou que viajou do estado da Bahia para São José do Rio Preto com o objetivo específico de percorrer diversas agências bancárias e realizar cadastros fraudulentos para receber o Bolsa Família. O esquema previa que, após cada saque, metade do valor seria repassada a comparsas, e ele ficaria com o restante.
Crime contra crianças e adolescentes
Além da prisão em flagrante pela fraude, os policiais constataram que havia um mandado de prisão temporária em aberto contra o suspeito. A ordem foi expedida pela 1ª Vara de Crimes Praticados contra Crianças e Adolescentes da Comarca da Capital, indicando que o influenciador já era procurado pela justiça por outro crime grave. O mandado foi devidamente cumprido no momento da prisão.



