Um monumento em forma de capivara, com aproximadamente três metros de altura, será a nova atração às margens do Espelho 1 da Represa Municipal, em frente ao Teatro Paulo Moura e ao lado do anfiteatro Nelson Seixas, em São José do Rio Preto. A escultura marcará a criação do Parque da Capivara, espaço que homenageia o animal símbolo da cidade.
“Naquele espaço criaremos o Parque da Capivara, uma homenagem a esse animal que, de forma mais do que natural, tornou-se mascote da nossa cidade”, explicou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Negócios de Turismo, Mario Welber.
A área, localizada às margens da avenida Duque de Caxias, em frente ao Complexo Swift, passará por revitalização completa, com novo paisagismo, jardinagem e a instalação da Árvore da Vida (veja mais abaixo).
A Capivara Gigante está sendo produzida pelo artista plástico e escultor Fernando Facchini, que decidiu doar a obra à cidade. A escultura é esculpida em dois blocos de isopor que somam oito metros cúbicos e receberá pintura impermeável para resistir às intempéries. A inauguração está prevista para a primeira quinzena de dezembro.
Árvore da Vida
Paralelamente, já está em montagem no local a Árvore da Vida, estrutura luminosa que será inaugurada neste Natal. “Reaproveitamos o material daquela árvore que acabou ‘navegando’ pelo espelho d’água da represa e reconstruímos a estrutura. Agora, ela contará com iluminação de tecnologia LED, o que permitirá mudar as cores e criar imagens temáticas”, detalhou Welber.
Com o novo sistema, a árvore será iluminada de acordo com campanhas de conscientização mensais — azul em novembro, rosa em outubro e amarelo em setembro ou maio, entre outras.
Nome
Em breve, a Prefeitura abrirá uma enquete nas redes sociais oficiais para escolher o nome da mascote de Rio Preto. “Primeiro, vamos receber as sugestões da população. Depois, um comitê da Secretaria de Comunicação fará uma curadoria para selecionar cinco finalistas, que seguirão para votação popular”, explicou Maria Augusta Di Muzio, servidora responsável pelas redes sociais do Município.



