Pela primeira vez na história da abertura oficial do Natal em Rio Preto, o Papai Noel chegará à cidade a bordo de um helicóptero. A aterrissagem está prevista para o início da noite do dia 14 de novembro, sexta-feira da próxima semana.
As apresentações alegóricas e as musicais, assim como o sobrevoo, serão custeadas pelos parceiros e patrocinadores do Natal rio-pretense sem custos diretos para os cofres públicos municipais.
O evento contará com uma programação repleta de atrações gratuitas para os moradores de Rio Preto e região e marcará a abertura oficial dos Encantos de Natal, série de atividades que vai garantir a magia do Natal 2025.
Às 18h, o Coral do Centro Musical Cristina Amaral dará início à apresentação de canções natalinas e populares em uma estrutura montada às margens do Lago 1 da Represa, na avenida Duque de Caxias, preparada especialmente para receber o público.
Em seguida, personagens temáticos, acompanhados por batedores da Guarda Civil Municipal em motocicletas, conduzirão a carruagem do Papai Noel até o aterro ao lado do viaduto Abreu Sodré (avenida Alberto Andaló), onde ocorrerá o pouso da aeronave.
De carruagem para a represa
Após o voo panorâmico e a aterrissagem, o Bom Velhinho seguirá na carruagem para o Teatro Nelson Castro (Anfiteatro da Represa, em frente ao Complexo Swift). Nesse momento, o prefeito Coronel Fábio Candido fará a entrega simbólica das chaves da cidade ao Papai Noel.
Na sequência, será realizada a contagem regressiva para o acendimento da iluminação de Natal da Represa e do Complexo Swift. Em seguida, o público poderá acompanhar a apresentação da Banda Sinfônica da Polícia Militar do Estado de São Paulo.
Simultaneamente, o Papai e a Mamãe Noel, juntos aos demais personagens natalinos, estarão disponíveis para fotos com as crianças e suas famílias.
“Será uma noite memorável, de uma magia e magnitude que, com certeza, o Natal de Rio Preto nunca viu”, afirma o secretário de Desenvolvimento Econômico e Negócios de Turismo, Mario Welber.
Capivara gigante
Na mesma noite será inaugurado o monumento em forma de capivara, com aproximadamente três metros de altura, que será a uma nova atração às margens do Espelho 1 da Represa Municipal, em frente ao Teatro Paulo Moura e ao lado do anfiteatro Nelson Castro. A escultura marca também a criação do Parque da Capivara, espaço simbólico em homenagem ao animal que se tornou símbolo popular de São José do Rio Preto.
A Capivara Gigante está sendo produzida pelo artista plástico e escultor Fernando Facchini, que decidiu doar a obra à cidade. A escultura, esculpida em dois blocos de isopor que somam oito metros cúbicos, receberá um revestimento em fibra e a pintura impermeável para resistir às intempéries.



