Um menino de apenas 3 anos, identificado como Gustavo Amadeu Azevedo Silva, foi assassinado pela própria mãe, uma mulher de 26 anos, na madrugada deste domingo (30), no centro de Icém (SP). A autora do crime foi presa em flagrante e confessou ter matado o filho com 16 golpes de canivete e por asfixia enquanto ele dormia.
O crime teria sido motivado por vingança após uma briga familiar. Em depoimento à polícia, a mulher afirmou que, após uma discussão por mensagens com a cunhada, na qual foi chamada de “psicopata”, decidiu cometer o ato. O pai da criança não estava em casa no momento, pois havia saído para trabalhar.
A Polícia Militar foi acionada por volta de 1h10, após uma denúncia feita ao Conselho Tutelar. No local, encontraram a criança já sem vida sobre a cama junto com o canivete usado no crime.
A autora foi encontrada do lado de fora da casa, onde confessou o crime a familiares e, posteriormente, aos policiais. Uma jovem de 18 anos, que estava no local, relatou à Polícia que trocou mensagens com a suspeita horas antes do crime, sobre conflitos familiares.
A última mensagem ocorreu por volta de 21h45. Após a meia-noite, a suspeita passou a insistir em novos contato por mensagens e ligações.
Ao encontrá-la, a jovem ouviu a confissão: “Eu matei o meu filho”. A mãe também teria dito que pretendia tirar a própria vida. A jovem acionou familiares e a conselheira tutelar.
A mulher foi encaminhada à carceragem da Deic de São José do Rio Preto (SP), onde permaneceu à disposição da Justiça. Ela vai responder por homicídio qualificado, porque a vítima era menor de 14 anos e porque o crime foi praticado por motivo fútil.
O corpo do menino foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) após a perícia no local.



