RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Prefeitura retoma mutirão dos agentes de saúde neste sábado, 10/1

Agentes visitarão imóveis das 8h às 14h em quatro bairros para orientar moradores e eliminar criadouros do Aedes aegypti.

Divulgação

Ação será das 8h às 14h nas áreas do Anchieta, Jardim Gabriela, João Paulo II e São Deocleciano

A Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria de Saúde, retoma neste sábado, 10/1, o mutirão dos agentes de saúde para combate ao Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana.

A ação será das 8h às 14h, nas áreas de abrangência do Anchieta, Jardim Gabriela, João Paulo II/Jaguaré e São Deocleciano.

No período, os agentes visitarão os imóveis, orientando os moradores quanto aos cuidados para evitar focos do mosquito e vistoriando as residências à procura de criadouros, que podem ser quaisquer recipientes que acumulem água, como tampinhas, garrafas, pneus, bebedouros de animais, entre outros. 

Caso sejam encontradas larvas do Aedes, os agentes realizam a limpeza do recipiente ou o descarte.

Para que o ambiente permaneça protegido da dengue, é necessário que cada morador verifique a própria residência uma vez por semana, garantindo que não haja recipientes propícios para o desenvolvimento de larvas. 

Os moradores também estão sendo orientados quanto aos cuidados necessários para a prevenção de acidentes com escorpiões.

No mutirão, todos os agentes de saúde estão uniformizados com calça azul marinho e camisa azul clara com logotipo da Prefeitura.

As únicas perguntas solicitadas ao morador são o nome completo e a data de nascimento. 

Balanço

Em 2025, a Secretaria de Saúde intensificou as visitas domiciliares realizadas pelos agentes de saúde, totalizando mais de 1 milhão de visitas ao longo do ano, incluindo 45 mil realizadas exclusivamente aos sábados de mutirão.

A estratégia, desenvolvida em duas etapas — no primeiro e no segundo semestre — mobilizou a população para a eliminação de criadouros, fortalecimento das ações preventivas e redução da incidência da doença.

Em 2026, a estratégia se repete e será realizada até março.

As outras ações de combate ao mosquito continuam, entre elas:

– Borrifação Residual Intradomiciliar (BRI) em escolas e imóveis especiais;

– Manutenção das Estações Disseminadoras de Larvicidas (EDLs);

– Ação em imóveis abandonados, como limpezas determinadas judicialmente;

– Nebulização;

– Limpeza urbana;

– Implementação do Projeto Big Data, que integra os bancos de dados em um único, qualificando a análise e o direcionamento das ações de combate ao Aedes.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS