Prefeitura retoma mutirão dos agentes de saúde neste sábado, 10/1

Agentes visitarão imóveis das 8h às 14h em quatro bairros para orientar moradores e eliminar criadouros do Aedes aegypti.

Divulgação

Ação será das 8h às 14h nas áreas do Anchieta, Jardim Gabriela, João Paulo II e São Deocleciano

A Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria de Saúde, retoma neste sábado, 10/1, o mutirão dos agentes de saúde para combate ao Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana.

A ação será das 8h às 14h, nas áreas de abrangência do Anchieta, Jardim Gabriela, João Paulo II/Jaguaré e São Deocleciano.

No período, os agentes visitarão os imóveis, orientando os moradores quanto aos cuidados para evitar focos do mosquito e vistoriando as residências à procura de criadouros, que podem ser quaisquer recipientes que acumulem água, como tampinhas, garrafas, pneus, bebedouros de animais, entre outros. 

Caso sejam encontradas larvas do Aedes, os agentes realizam a limpeza do recipiente ou o descarte.

Para que o ambiente permaneça protegido da dengue, é necessário que cada morador verifique a própria residência uma vez por semana, garantindo que não haja recipientes propícios para o desenvolvimento de larvas. 

Os moradores também estão sendo orientados quanto aos cuidados necessários para a prevenção de acidentes com escorpiões.

No mutirão, todos os agentes de saúde estão uniformizados com calça azul marinho e camisa azul clara com logotipo da Prefeitura.

As únicas perguntas solicitadas ao morador são o nome completo e a data de nascimento. 

Balanço

Em 2025, a Secretaria de Saúde intensificou as visitas domiciliares realizadas pelos agentes de saúde, totalizando mais de 1 milhão de visitas ao longo do ano, incluindo 45 mil realizadas exclusivamente aos sábados de mutirão.

A estratégia, desenvolvida em duas etapas — no primeiro e no segundo semestre — mobilizou a população para a eliminação de criadouros, fortalecimento das ações preventivas e redução da incidência da doença.

Em 2026, a estratégia se repete e será realizada até março.

As outras ações de combate ao mosquito continuam, entre elas:

– Borrifação Residual Intradomiciliar (BRI) em escolas e imóveis especiais;

– Manutenção das Estações Disseminadoras de Larvicidas (EDLs);

– Ação em imóveis abandonados, como limpezas determinadas judicialmente;

– Nebulização;

– Limpeza urbana;

– Implementação do Projeto Big Data, que integra os bancos de dados em um único, qualificando a análise e o direcionamento das ações de combate ao Aedes.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS