RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Rio Preto está entre as 50 cidades mais inteligentes do país

Município avança 39 posições de 2024 para 2025, saindo de 85.ª posição para a 46.ª; telecomunicações e segurança são destaques

Monitoramento integrado de câmeras públicas e privadas resultou na primeira prisão de um foragido da Justiça na última semana | Foto: Comunicação Social de Rio Preto

O município de São José do Rio Preto (SP) está entre o seleto grupo das 50 cidades mais inteligentes do Brasil, ao subir 39 posições no Ranking Connected Smart Cities (https://ranking.connectedsmartcities.com.br/), divulgado nesta quarta-feira (24).  

O município que estava em 85.ºlugar em 2024, subiu para o 46.º lugar neste ano, alçando do top 100 para o top 50. A coleta de dados do Ranking ocorreu de janeiro a julho de 2025, período de referência para bases e atualizações disponíveis.

Rio Preto é a única cidade da região a figurar entre os top 100 e top 50. Considerando toda a região Sudeste, a mais desenvolvida do país, o município é o 22.º colocado. 

Neste ano, o levantamento adotou uma nova metodologia, analisando 75 indicadores em todas as 5.570 cidades brasileiras.

A avaliação considera diferentes aspectos que medem o desenvolvimento urbano sustentável e a qualidade de vida oferecida aos habitantes.

Ao todo, são 13 eixos temáticos que apontam as cidades mais inteligentes em áreas como mobilidade, urbanismo, saúde, educação e economia.  

Segurança e Telecomunicações

As duas maiores pontuações de Rio Preto foram na área de Segurança (81) e Telecomunicação (80), seguidas de destaques em Resíduos Sólidos, Esgotos e Água (72) e Educação (61). O prefeito coronel Fábio Candido comemorou a notícia e afirmou que a Smart Rio Preto faz parte deste processo, que alçará o município cada vez mais ao topo do ranking.

“Subir 39 posições e entrar para o seleto grupo das 50 cidades mais inteligentes do Brasil é motivo de orgulho para todos nós rio-pretenses. Esse resultado mostra que estamos no caminho certo, investindo em inovação, sustentabilidade e qualidade de vida. Rio Preto está se consolidando como uma cidade moderna, competitiva e preparada para os desafios do futuro, sem deixar de lado o cuidado com as pessoas”, destacou o prefeito coronel Fábio Candido. 

Tecnologia

O Smart Rio Preto é um projeto da atual gestão municipal para transformar São José do Rio Preto numa “cidade inteligente”, com uso de tecnologia para melhorar vários serviços públicos: mobilidade, segurança, meio ambiente, gestão pública etc. 

Ele prevê a ampliação do número de câmeras de monitoramento para mais 3 mil, localizadas em pontos estratégicos da cidade, com reconhecimento facial, leitura de placas de veículos, integração de sistemas municipais (câmeras privadas + públicas), e um Centro de Operações Integradas.

O projeto piloto já foi iniciado e resultou na primeira prisão de um foragido da Justiça na última semana. 

Além de aumentar a segurança pública com vigilância e detecção mais rápida de ocorrências, o projeto trará melhorias para a mobilidade urbana, como a sincronização de semáforos, uso de dados em tráfego e a otimização de transporte coletivo. Outro benefício é proporcionar uma gestão pública mais eficiente, com integração de dados entre diferentes secretarias, resposta em tempo real a incidentes.

Plano Diretor 

De acordo com informações da Secretaria Municipal de Planejamento, Estratégico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Rio Preto elaborou seu Plano Diretor de Cidades Inteligentes considerando as mesmas referências internacionais utilizadas pelo Connected Smart Cities (Normas ISSO 37120, 37122 e 37123). 

Para o secretário da pasta, coronel Mauro Alves dos Santos Júnior, tudo o que é realizado e posto em prática pela atual administração municipal para melhorar a gestão e a inteligência da cidade, se reflete em qualidade de vida para o rio-pretense e também acaba se refletindo em melhora da avaliação no ranking. 

“Podemos destacar que a contribuição direta com o instituto para melhoria do sistema de avaliação do ranking e os projetos iniciados neste ano, como o Smart Rio Preto e a expansão da digitalização de processos, contribuíram muito com o salto de posições, colocando a cidade no local de reconhecimento por seus esforços e inovação de gestão. Os princípios de governo, alicerçados na transparência e integridade, dão fertilidade para que a cidade se desenvolva cada vez mais”, evidencia o secretário de Planejamento.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS