Obra coroa projeto que valoriza saúde mental e memória individual e coletiva
A RioPretoPrev realiza no dia 20 de fevereiro, em evento para convidados na Escola de Gestão Pública (EGP), o lançamento de “Escrevivências – Livro de memórias dos Aposentados da Prefeitura de São José do Rio Preto”.
A obra é resultado do projeto de mesmo nome desenvolvido pela autarquia com seis servidores públicos municipais aposentados: Devacir Antônio Zanovello, Lizandra Mazete, Maria Regina Martins, Maria José de Freitas, Rosangela Aparecida Tomas e Selma Cristina Ketelut Carneiro.
A psicóloga Tatiana Lopes, analista previdenciária na RioPretoPrev, é organizadora do livro e conduziu os 12 encontros – realizados entre junho e dezembro de 2025 -, em que os aposentados-autores refletiram sobre suas trajetórias profissionais e experiências de vida.
“Um trabalho de estimulação de memórias e produção escrita, com leitura compartilhada, conferência e revisão de textos.
Tudo feito de forma coletiva, em que os participantes foram protagonistas do processo”, explica a analista previdenciária.
O projeto Escrevivências foi inspirado pelo conceito de escrevivência formulado pela escritora Conceição Evaristo, que compreende a escrita como indissociável da experiência vivida.
O planejamento do projeto teve como eixo central a valorização das trajetórias de vida dos aposentados vinculados ao Regime Próprio de Previdência Social (RPPS), articulando promoção da saúde mental, envelhecimento ativo e preservação da memória individual e coletiva.


