Pacientes com hipertensão serão atendidos na UBS Solo Sagrado em ação que fortalece a integração entre especialistas e Atenção Básica
A Secretaria de Saúde de Rio Preto realizará atendimentos cardiológicos para pacientes hipertensos neste sábado, 27 de junho, durante a campanha “Sábado com Saúde”.
As consultas serão realizadas na UBS Solo Sagrado, das 8h às 12h, em uma ação de matriciamento em cardiologia.
A integração entre especialistas e profissionais da Atenção Básica é uma estratégia de apoio técnico e pedagógico, que visa qualificar o atendimento nas unidades básicas, ampliando sua capacidade de manejo de condições cardiovasculares frequentes, como a hipertensão arterial.
“Mais do que apenas discutir casos clínicos, o matriciamento representa um espaço de construção compartilhada do cuidado, no qual médicos, enfermeiros e demais profissionais podem trocar experiências, esclarecer dúvidas e aprimorar conhecimentos de forma contínua”, explicou a médica da área técnica da Secretaria de Saúde, Monica Sanchez Ita.
O matriciamento proporciona otimização da qualidade assistencial, com maior resolutividade, redução de encaminhamentos desnecessários e diminuição das filas para consultas especializadas.
“Dessa forma, os pacientes que apresentam maior gravidade conseguem acesso mais rápido ao cardiologista, enquanto toda a rede se fortalece, promovendo um cuidado mais humanizado, eficiente e centrado nas necessidades da população”, concluiu.
O matriciamento está sendo realizado desde o início do ano, com atendimentos em pneumologia e dermatologia.


