Estamos no alto verão, época de temperaturas elevadas e maior exposição ao Sol. Para quem atua diariamente a céu aberto, como os trabalhadores da construção civil, os cuidados precisam ser redobrados. Por isso, o Seconci de São José do Rio Preto está levando orientações diretas aos canteiros de obras sobre prevenção e proteção da pele.
A iniciativa reforça um alerta importante: o câncer de pele é o tipo de tumor maligno mais frequente no Brasil. Somente o câncer de pele não melanoma representa cerca de 220.490 novos casos anuais no país no triênio 2023–2025, segundo estimativa do Instituto Nacional do Câncer (INCA).
Especialistas apontam que aproximadamente 65% dos diagnósticos estão diretamente relacionados à exposição à radiação ultravioleta, especialmente quando não há uso adequado de proteção. O cenário torna a prevenção ainda mais importante para trabalhadores expostos ao sol por longas jornadas.
“Atuamos em duas frentes: a primeira orientando os trabalhadores sobre o uso diário de protetor solar, roupas de mangas compridas, chapéus ou bonés e a importância da hidratação constante. Já com as empreiteiras, reforçamos cuidados quanto ao ambiente e às condições de trabalho, priorizando pausas e proteção extra nos dias de calor mais intenso”, explica Gabriela Batista, supervisora da Unidade de São José do Rio Preto do Seconci-SP.
“Esse é um trabalho constante do Seconci: incentivar a proteção no ambiente de trabalho e a saúde dos trabalhadores”, conclui.
Sobre o Seconci-SP
O Seconci-SP é direito do trabalhador do setor da construção civil e está previsto em Convenção Coletiva de Trabalho.
A entidade oferece atendimento médico-ambulatorial, oftalmológico e odontológico de qualidade e com agilidade para promover saúde e qualidade de vida à categoria.
A Unidade São José do Rio Preto fica na Rua Jaci, 3417, na Vila Redentora. Telefone: (17) 3214-6370.


