RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Semana Estadual de Mobilização terá Blitz contra o Aedes

Semana Estadual de Mobilização contra o Aedes aegypti reforça ações de prevenção à dengue e acidentes com escorpiões em Rio Preto

Divulgação

Campanha reforça necessidade de prevenção e combate ao mosquito transmissor da dengue.

A Semana Estadual de Mobilização contra o Aedes aegypti começou nesta segunda-feira, 10/11, com ações no Terminal Urbano Central.

Na terça-feira, a campanha segue para o Hospital Municipal, e na quarta, 12/11, será realizada uma blitz educativa na avenida Philadelpho Gouveia Neto, em frente à Emurb.

Entre 9h e 10h30, condutores e pedestres serão abordados para receber orientações sobre dengue e escorpiões.

A ação é conduzida pela Secretaria de Saúde, com apoio da Secretaria de Trânsito, da GCM e da Defesa Civil.

No Terminal, a equipe da Vigilância Ambiental montou uma bancada expositiva com larvas do Aedes aegypti, mock-ups e uma tenda com escorpiões vivos, reforçando não apenas a importância da prevenção ao mosquito, mas também os cuidados necessários para evitar acidentes com escorpiões.

Semana tem o objetivo de reforçar orientações

O objetivo da Semana é reforçar as orientações de prevenção e combate ao mosquito transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana, além de alertar a população sobre os cuidados com os escorpiões, que também se proliferam em ambientes domésticos.

Durante toda a semana, as unidades básicas de saúde promoverão atividades educativas em escolas, centros esportivos e empresas, envolvendo crianças, jovens e idosos na luta contra a dengue e outros agravos.

A mobilização conta ainda com a parceria das Secretarias de Cultura, Educação, Meio Ambiente e Emurb.

Prevenção dentro de casa

Na luta contra a dengue e contra acidentes com escorpiões, é essencial que cada morador adote medidas simples de prevenção dentro de casa.

Uma vez por semana, reserve dez minutos para verificar o quintal e o interior da residência, eliminando possíveis criadouros do mosquito e locais que possam abrigar escorpiões, como entulhos e restos de construções.

Ações rápidas, como tampar caixas d’água, eliminar recipientes com água parada, manter o lixo bem fechado e evitar o acúmulo de entulhos, fazem toda a diferença.

Vacinação

Rio Preto está entre as cidades contempladas pelo Ministério da Saúde para receber a vacina contra a dengue.

O imunizante é destinado a crianças e adolescentes de 10 a 14 anos e está disponível em todas as unidades básicas de saúde. 

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS