A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de São José do Rio Preto (SP) registrou, em parceria com dados de atendimentos do Corpo de Bombeiros, sete ocorrências provocadas pelo temporal que atingiu o município nesta segunda-feira (13). Foram sete quedas de árvores, sendo quatro em vias públicas, duas sobre veículos e uma sobre o portão de uma residência. Em todos os casos não houve vítimas.
Também foi necessária a interdição preventiva de uma sala comercial num edifício no Centro. A medida foi adotada devido à falta de manutenção na esquadria da janela da fachada, que apresentou risco de desprendimento.
De acordo com dados da estação meteorológica localizada em Rio Preto, foram registrados 35 milímetros de chuva nas últimas seis horas, sendo 28 milímetros concentrados em apenas três horas, acompanhados por rajadas de vento que chegaram a 60 km/h.
Segundo a Defesa Civil Estadual, as condições observadas estão associadas à atuação de um sistema meteorológico que se desloca sobre a região, favorecendo a formação de instabilidades.
Para as próximas horas, permanece a previsão de pancadas de chuva, que podem vir acompanhadas de descargas elétricas e ventos de intensidade moderada a forte. A Defesa Civil recomenda atenção redobrada em áreas mais vulneráveis, devido ao risco potencial de transtornos, como quedas de galhos e alagamentos pontuais.
Previsão
A previsão indica que na terça-feira (14) o tempo continua instável, com céu parcialmente nublado e possibilidade de novas pancadas de chuva ao longo do dia.
A partir de quinta (15), o sol deve voltar a aparecer entre nuvens, com temperaturas em elevação e sensação de calor e abafamento à tarde, mas ainda com chance de chuvas isoladas.
Em caso de emergência acione o Corpo de Bombeiros – 193



