RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

TJ libera 30 reeducandos para serviços de limpeza em Rio Preto

Decisão desta quinta-feira permite manter 30 reeducandos por mais 180 dias em ações de limpeza em Rio Preto.

Reeducandos farão serviços de limpeza, roçagem e manutenção em espaços como praças, e avenidas, priorizando pontos com maior risco de proliferação do mosquito Aedes aegypti | Foto: Divulgação

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) autorizou, nessa quinta-feira, 15 de janeiro, a prorrogação por mais 180 dias da utilização de 30 reeducandos do regime semiaberto do Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de Rio Preto (SP) em ações de zelaoria urbana e combate à dengue no município. A decisão atende a pedido da Prefeitura.

As equipes de reeducandos realizarão serviços de limpeza, roçagem e manutenção em praças, avenidas, canteiros centrais, pistas de caminhada, áreas verdes e institucionais, priorizando pontos com maior risco de proliferação do mosquito Aedes aegypti.

Na decisão, o juiz Evandro Pelarin destacou “o evidente interesse público da atividade, voltada à saúde coletiva”, e considerou os relatórios quinzenais apresentados pela direção da unidade prisional, que atestam a adequada execução dos trabalhos, a supervisão por agentes estatais e a inexistência de intercorrências relevantes que impeçam a continuidade da iniciativa.

O magistrado também ressaltou que o trabalho externo é um direito do sentenciado, previsto na Lei de Execução Penal, e constitui importante instrumento de reintegração social, ao mesmo tempo em que contribui para a proteção da população diante de um cenário sanitário crítico.

A prorrogação foi concedida com o aval do Ministério Público. Caberá à Secretaria de Serviços Gerais informar previamente os horários e locais de atuação das equipes, garantindo transparência e segurança.

Capacitação

Antes de iniciarem as atividades, os reeducandos passaram por capacitação obrigatória com técnico em segurança do trabalho, aprendendo o uso correto de ferramentas e equipamentos. Todos receberam Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e atuam sob acompanhamento contínuo.

A cada três dias trabalhados, os participantes têm direito à remição de um dia da pena, conforme prevê a legislação. Para muitos, a iniciativa representa uma oportunidade concreta de aprendizado e reconstrução de vínculos com a sociedade.

O secretário de Serviços Gerais, Ronaldo de Oliveira, ressaltou o caráter responsável e humano da ação. “Estamos falando de uma medida que une cuidado com a cidade, proteção da saúde da população e respeito à dignidade humana. Todo o trabalho é feito com acompanhamento rigoroso, transparência e responsabilidade. Além de reforçar o enfrentamento à dengue, oferecemos uma oportunidade real de ressocialização”, afirmou.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS