Uma queda abrupta no nível do Ribeirão Baixotes, principal fonte de captação de água do município de Birigui (SP), levou a Prefeitura a emitir um alerta para que a população evite desperdícios e economize água, com o objetivo de evitar o desabastecimento.
O manancial, que é responsável pelo abastecimento de 60% do município, está com seu volume de água seriamente comprometido, segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, devido ao período de estiagem e, consequentemente, poucas chuvas.
O Baixotes é um dos principais afluentes do Rio Tietê, com mais de 30 quilômetros de extensão. O ribeirão sofre com o período de seca, que diminui naturalmente os recursos hídricos, e com as altas temperaturas, que elevam o consumo de água em toda a cidade.
A pressão dos dois fatores levou o reservatório a um estado preocupante. Diante do risco de desabastecimento, a Prefeitura fez um alerta urgente aos moradores. O pedido é para que economizem água, evitando qualquer uso desnecessário.
“Solicitamos aos munícipes que economizem água, evitando o uso desnecessário, especialmente para atividades como lavar calçadas, quintais, veículos e demais locais que não sejam estritamente essenciais”, destaca o comunicado oficial.



