RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Surto de virose suspende aulas em escola de Macaubal; 72 são afetados

Aulas na Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) “Prof. Octávio Dezan Sobrinho” foram suspensas depois que 54 crianças e 18 adultos passaram mal.

Aulas na escola de educação infantil “Prof. Octávio Dezan Sobrinho” foram suspensas por dois dias | Foto: Divulgação

Um surto de mal-estar gastrointestinal, com vômito como principal sintoma, levou à suspensão das aulas na Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) “Prof. Octávio Dezan Sobrinho”, em Macaubal (SP). A medida, anunciada pela prefeitura nessa quarta-feira (11), foi tomada após 54 crianças e 18 adultos, entre alunos, funcionários e familiares, apresentarem os sintomas.

As atividades na unidade de ensino foram interrompidas nesta quinta (12) e sexta-feira (13) para a realização de uma higienização completa e dedetização do prédio. Devido ao feriado de Carnaval, a previsão é que as aulas sejam retomadas apenas nos dias 19 e 20 de fevereiro.

Investigação em andamento

Os primeiros casos surgiram no final da manhã de terça-feira (10) e aumentaram significativamente em menos de 24 horas. Em comunicado aos pais, a direção da escola informou que os sintomas são consistentes com um quadro de gastroenterite, geralmente causado por vírus de fácil transmissão em ambientes com grande circulação de pessoas.

A Vigilância em Saúde iniciou uma investigação em três frentes para identificar a origem do surto. Foram coletadas amostras da água e dos alimentos servidos na merenda escolar, para análise laboratorial; também foram colhidas amostras biológicas (fezes) dos alunos e servidores afetados foram recolhidas para exames, para análise clínica, e foi feito um bloqueio sanitário, com a suspensão das aulas, para evitar novos contágios e permitir a limpeza técnica do local.

Afetados foram medicados e passam bem, diz secretário

Segundo o Secretário Municipal de Educação, Edson Fernandes Filho, a prefeitura aguarda os laudos laboratoriais para confirmar se a origem do surto foi alimentar, hídrica ou viral. Ele também informou que todos os afetados foram medicados e se recuperam bem em suas residências, sem nenhum caso de internação hospitalar.

“O problema foi identificado rapidamente, levando à mobilização das autoridades de saúde, notificação das famílias e suspensão temporária das aulas para higienização e investigação da causa”, afirmou o secretário.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS