Um forte temporal que durou cerca de 20 minutos na noite desta terça-feira (17) causou uma série de estragos nos municípios de Guararapes (SP) e Penápolis (SP). Os danos mobilizaram equipes de bombeiros, Polícia Militar, Defesa Civil e CPFL. Não há registro de feridos nem de pessoas desalojadas ou desabrigadas.
Em Guararapes, a chuva começou por volta das 21h e foi intensa o suficiente para derrubar parte do muro do estádio municipal, provocar o desabamento da cobertura metálica de uma garagem de ônibus, na Vila Industrial, e deixar um rastro de pelo menos 15 árvores caídas pela cidade.
Desabamento
Com a queda da estrutura, alguns veículos que estavam estacionados no local foram danificados. Houve, ainda, muros danificados e residências destelhadas em diferentes regiões da cidade. Os bairros mais atingidos foram Industrial, São Judas, Centro, Cohab e Mário Covas.
Além dos danos estruturais, a tempestade em Guararapes também causou danos em postes, coma queda de fios de alta tensão, e na rede elétrica, mobilizando uma força-tarefa com equipes da Polícia Militar, CPFL e Defesa Civil para mitigar os riscos e os prejuízos. Alguns bairros ficaram sem energia.
O presidente da Câmara Municipal de Guararapes, vereador Rodolfo Silva (PRD), esteve nas ruas acompanhando a situação e disse que os vereadores estão trabalhando em conjunto com o prefeito Alex Arruda (MDB) para garantir a segurança da população e reparar os estragos causados pela chuva. “Neste momento difícil, o mais importante é a união, a prudência e a solidariedade”, concluiu.
Fornecimento de energia
Segundo a Prefeitura, o fornecimento de energia foi restabelecido em parte dos locais atingidos. Em alguns pontos, no entanto, ainda é necessário concluir a remoção de árvores e entulhos para que o serviço seja totalmente normalizado.
Desde as primeiras horas da manhã, as equipes operacionais do município seguem mobilizadas, realizando limpeza e remoção de destroços, com o objetivo de restabelecer a normalidade.
Algumas unidades escolares também sofreram danos e estão sendo avaliadas pelas equipes técnicas, conforme nota encaminhada à imprensa.
“A Administração Municipal segue acompanhando a situação e reforça que, em caso de necessidade, a população deve acionar os canais oficiais de atendimento do município”, diz trecho do texto.
Penápolis
Em Penápolis (SP), a chuva provocou a queda da estrutura que cobria o estacionamento do Garden Shopping, em frente à praça de alimentação. Não há registro de feridos, mas vários veículos que estavam sob a tenda ficaram danificados.
O desabamento ocorreu por volta das 21h. A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros foram chamados para atender à ocorrência.
As equipes continuam trabalhando para restabelecer a normalidade e avaliar a extensão total dos danos causados pelo temporal.
Nota
Em nota, o Penápolis Garden Shopping informou que a equipe técnica do estabelecimento adotou todos as providências necessárias, imediatamente após o ocorrido, e que não houve registro de feridos.
O shopping vai abrir normalmente nesta quarta-feira (18).



