RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

208 detentos não retornaram aos presídios após ‘saidinha’ no Vale

detentos saidinha tremembé
(Foto: SAP)

Desde o fim da saída temporária na última quarta-feira (30), 208 detentos não retornaram aos presídios do Vale do Paraíba. Ao todo, 3.630 presos foram beneficiados com a ‘saidinha’ de fim de ano na região.

Segundo a SAP (Secretaria de Administração Penitenciária), o Poder Judiciário autorizou a saída temporária a partir do dia 22 de dezembro de 2023. Em Caraguatatuba, 93 detentos foram beneficiados, sendo que 3 não retornaram. Em Tremembé, foram 3.209 presos, mas 166 não voltaram. Já em São José dos Campos, 63 foram beneficiados com a ‘saidinha’, mas 3 não retornaram. Por fim, em Potim, 265 saíram, sendo que 36 não voltaram ao presídio. Não houve saída temporária em Taubaté.

De acordo com a SAP, quando o preso não retorna à Unidade Prisional, é considerado foragido e perde automaticamente o benefício do regime semiaberto, ou seja, quando recapturado, volta ao regime fechado.

O benefício da saída temporária é previsto na Lei de Execução Penal e com as datas reguladas, no estado de São Paulo, conforme Portaria DEECRIM 02/2019 e suas complementações.

Durante o benefício de fim de ano, a Polícia Militar (PM) chegou a prender 39 detentos no Vale do Paraíba. Em todo o Estado de São Paulo, 700 infratores que foram beneficiados com a medida foram presos durante o período de “saidinha”.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS