24 aves são resgatadas de cativeiro em São José dos Campos

24 aves são resgatadas de cativeiro em são josé dos campos
(Foto: PM Ambiental)

A Polícia Militar Ambiental resgatou 24 aves na tarde desta quinta-feira (29) em um cativeiro localizado no bairro Jardim Cerejeiras, em São José dos Campos. A operação ocorreu quando a equipe foi acionada para verificar uma denúncia.

Leia mais notícias da região aqui

Ao chegarem ao local, os policiais foram recebidos pelo proprietário, que afirmou ter Cadastro Técnico Federal (CTF) e apresentou uma lista de passeriformes. Contudo, ele alegou que alguns dos pássaros listados haviam morrido ou fugido. No entanto, os agentes localizaram outras aves que não tinham documentação.

Na área externa da residência, em um corredor e em um cômodo nos fundos, foram encontradas várias gaiolas penduradas nas paredes e sob o telhado, contendo aves silvestres, híbridas e domésticas.

Os pássaros estavam em um ambiente protegido, com sinais de saúde, gaiolas limpas e abastecidas com água e alimento. Não foram encontrados sinais de maus-tratos, e as anilhas das aves foram verificadas, sem indícios de adulteração. Os policiais localizaram ainda um alçapão desarmado e uma caixa de transporte de aves.

Em relação às aves híbridas da espécie pintagol, foi decidido que permaneceriam na propriedade, com o dono assumindo a responsabilidade como fiel depositário, devido à falta de um local apropriado para a distinção dessa espécie.

No âmbito administrativo, a Polícia Ambiental aplicou duas multas. A primeira, no valor de R$ 12.000,00, Por manter 24 espécimes da fauna silvestre em cativeiro sem autorização do órgão ambiental competente. A segunda, no valor de R$ 3.000,00, Por introduzir espécies híbridas no estado de são paulo.

As 24 aves silvestres, 20 gaiolas e os materiais apreendidos, um alçapão e uma caixa de transporte, foram encaminhadas para a sede do 3º Pelotão de Polícia Militar Ambiental, onde aguardarão a destinação adequada.

*Texto de João Vitor Trindade com supervisão de Camila Lucci

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS