48 cidades estão em alerta máximo para incêndios no estado

48 cidades estão em alerta máximo para incêndios no estado
(Foto: Defesa Civil de SP)

Dados divulgados pela Defesa Civil de São Paulo, nesta segunda-feira (9), apontam 48 cidades em estado de alerta máximo para incêndios. Entre elas, duas são da região do Vale do Paraíba.

Leia mais notícias da região aqui

Bananal e São Luís do Paraitinga estão entre os municípios que tiveram o alerta renovado até terça-feira (10). O Mapa de Risco, uma das ferramentas tecnológicas que auxiliam a Defesa Civil no monitoramento de queimadas em vegetação durante o período da estiagem, indica a possibilidade de riscos de incêndios em todo território paulista.

Veja o nível de risco de queimadas no estado para esta semana:

Na região do Vale do Paraíba e na região da Serra da Mantiqueira, a umidade relativa do ar deve se manter abaixo de 30%. Nesse cenário, os cuidados com ações que possam iniciar focos de incêndio tornam-se ainda mais essenciais. De acordo com a Defesa Civil, as queimadas são, em grande parte, causadas por ações humanas, como jogar bitucas de cigarro na rua ou atear fogo em lixo.

No momento não há focos de incêndio ativos na região. Veja a lista de cidades do estado de São Paulo com focos de incêndio nesta segunda-feira:

  • General Salgado
  • Dois Córregos
  • Santo Antônio do Aracanguá
  • Pedregulho
  • Itirapuã
  • Mairiporã
  • São João da Boa Vista
  • Bom Jesus dos Perdões

Cuidados com a saúde

Alguns cuidados com a saúde precisam ser redobrados neste período. Entre eles se hidratar com frequência, beber bastante água e se proteger do sol. A prática de atividade física ao ar livre deve ser evitada nos horários mais críticos do dia e é recomendado o uso de soro nos olhos e nariz.

*Texto de Bianca Martins com supervisão de Marcus Barreto

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS