Em 2023, foram avistadas 707 baleias Jubartes no Litoral Norte de São Paulo, de acordo com o Projeto Baleia à Vista. Esse número é 431% maior do que os cetáceos avistados em 2022.
Segundo levantamento do projeto, no ano passado foram vistas 164 baleias no litoral. Já em 2021, foram avistadas 201, o melhor ano até 2023, que bateu todos os recordes de avistamento registrados por pesquisadores.
O gráfico abaixo mostra os dados sobre a observação dos cetáceos em uma comparação entre 2021 e 2023 no período de 1º de maio a 7 de agosto.
O pesquisador Julio Cardoso, informou que neste ano, o projeto completou 500 baleias Jubartes identificadas individualmente por foto feitas da parte inferior da cauda.
Leia mais
Número de baleias e filhotes no Litoral Norte é 4 vezes maior neste ano
Uma cena muito fofa registrada pelo Projeto Baleia à Vista na última semana mostra o momento em que uma Baleia Jubarte ajuda seu filho a respirar na superfície colocando-o em cima de sua cabeça, entre São Sebastião e Ilhabela.
Há muitas mamães baleias com filhotes passando pelo nosso litoral. Os bebês estão nascendo pela região sul do litoral, entre Ilhabela e São Sebastião. As mães nadam mais devagar para acompanhar os filhotes, que ainda não tem força para migrar para a Antártica. Eles ficam por uns dois, três meses até conseguiram fazer essa longa viagem.
Quando nasce um filhote de baleia Jubarte, a preocupação da mãe é faze-lo respirar. Ela ajuda levando sua cria para superfície, colocando-o em sua cabeça para que consiga respirar, pois o filhote ainda possui dificuldade por conta das nadadeiras pequenas e baixa mobilidade. Depois que fica esperto, o bebê consegue dar saltinhos para respirar na superfície.