Aeronave do BAvEx de Taubaté auxilia no 5º dia de buscas por helicóptero desaparecido

aeronave bavex taubaté buscas helicóptero desaparecido
(Foto: Tenente Luara Leimig/Cavex)

Uma aeronave do BAvEx de Taubaté (2º Batalhão de Aviação do Exército) decolou na manhã desta sexta-feira (5) para atuar em apoio nas buscas ao helicóptero desaparecido no Litoral Norte no último domingo (31). As buscas pelas quatro pessoas que estavam a bordo da aeronave entram no quinto dia.

Segundo o BAvEx, o avião modelo K2 do batalhão decolou de Taubaté por volta das 5h para auxiliar na procura pelo helicóptero que está desaparecido desde o dia 31 de dezembro. O trabalho acontece em apoio aos esforços de buscas da Força Aérea Brasileira, sob coordenação da Força Aérea.

A equipe da Aviação do Exército é composta pela tripulação de dois pilotos, mecânico de voo e três militares da equipe de Busca e Salvamento. As buscas ocorrem na região do Vale do Paraíba e Litoral Norte.

A aeronave e tripulação do BAvEx tem capacidade e preparação para buscas e salvamento inclusive no período noturno, com o emprego de OVN (Óculos de Visão Noturna).

A Força Aérea Brasileira (FAB) informou nesta sexta-feira (5) que a aeronave SC-105 Amazonas, do Segundo Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação (2°/10° GAV) – Esquadrão Pelicano, cumpre o quinto dia de buscas ao helicóptero. Até o momento, já foram cumpridas aproximadamente 32 horas de voo.

Mesmo prejudicadas pelas condições meteorológicas e pelo relevo montanhoso na região, as buscas ocorrem ao longo desta sexta-feira (5), dando continuidade ao trabalho realizado desde a segunda-feira (1º). A área total de buscas é de cinco mil quilômetros quadrados. O helicóptero ainda não foi localizado.

Relembre o caso

Mãe e filha desaparecidas
Mãe e filhas desaparecidas durante voo – Foto: Reprodução

As quatro pessoas decolaram no Campo de Marte, em São Paulo, por volta das 13h15, no último dia do ano para passar o Réveillon em Ilhabela, Litoral Norte, no entanto não chegaram no destino final. As autoridades aéreas e o Corpo de Bombeiros receberam um alerta para uma possível queda de helicóptero modelo Robson 44, com prefixo PRHDB, por volta das 22h40 do mesmo dia.

O piloto, foi identificado como Cassiano Tete Teodoro, de 44 anos. Duas outras tripulantes Luciana Marley Rodzewics Santos, 45 anos, e sua filha Letícia Ayumi Rodzewics Sakumoto, 20 anos, teriam sido convidadas por Rafael Torres, um amigo da família, para fazer um “bate e volta” em Ilhabela. Ao todo, são quatro tripulantes na aeronave.

Durante o voo, Letícia enviou um vídeo para o namorado mostrando a condição do tempo. Nas imagens é possível ver bastante nebulosidade, o que pode ter dificultado a visibilidade do piloto. No dia, a aeronave chegou a fazer um pouso de emergência por conta do mal tempo, mas seguiu viagem e depois desapareceu.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS