Aeronaves do Comando de Aviação do Exército (CAvEx), de Taubaté, vão auxiliar no socorro às vítimas das chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul, nesta terça-feira (30). As equipes partem da cidade do Vale do Paraíba nesta quarta-feira (1º) e devem começar a atuar ainda na noite de hoje.
Leia mais notícias da região aqui
O Estado foi atingido por fortes temporais que deixaram oito pessoas mortas e 21 desaparecidas, até o momento. As chuvas causaram transtornos em 104 cidades do Rio Grande do Sul. De acordo com a Defesa Civil, 1.145 pessoas tiveram que abandonar as casas e foram levadas para abrigos. Outras 1.431 estão desalojadas.
Segundo o CAvEx, dois helicópteros modelos Pantera K2 do 2º Batalhão de Aviação do Exército (BAvEx), decolaram de Taubaté nesta manhã com destino a Porto Alegre/RS.
Cerca de 16 militares, entre integrantes do grupo de Busca e Salvamento da Aviação do Exército, vão atuar na busca de pessoas ilhadas, auxiliar na localização de desaparecidos e resgate de vítimas.
As buscas devem acontecer de dia e de noite, pois as tripulações estão equipadas com OVN (Óculos de Visão Noturna), que permitem o voo noturno com baixa luminosidade e possibilita o pouso em áreas não preparadas.
Municípios do estado ficaram parcialmente submersos pela água da chuva. A previsão é que os temporais no Rio Grande do Sul sigam até quinta-feira (2), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O alerta vale para todo o território gaúcho.
Veja o vídeo das aeronaves do CAvEx decolando para o Rio Grande do Sul: