Alerta de ressaca marítima com ondas de até 2,5 metros no Litoral Norte de SP

ressaca litoral norte sp
(Foto: Climatempo)

A Defesa Civil e a Marinha do Brasil emitiram alerta para ressaca marítima no Litoral Norte de São Paulo, entre esta quinta (27) e sexta-feira (28). As ondas podem chegar até 2,5 metros de altura.

Leia mais notícias da região aqui

De acordo com a Marinha do Brasil, a passagem de uma frente fria pela região deverá causar a ressaca marítima na faixa litorânea entre os estados de São Paulo e Rio de Janeiro, com ondas de direção Sudoeste a Sul e altura de até 2,5 metros, entre a manhã de hoje e madrugada de amanhã.

O aviso é válido entre Ilhabela e Arraial do Cabo (RJ). Diante deste cenário, a Defesa Civil recomenda que a população evite praticar esportes aquáticos ou influenciados pelo vento.

Frente fria na região

A chegada de frentes frias deve derrubar as temperaturas no Vale do Paraíba nesta semana. O meteorologista do Climatempo, Guilherme Borges, explicou ao portal THMais Vale como o fenômeno vai influenciar o tempo nos próximos dias.

Nesta quinta-feira (27), uma nova frente fria marítima chega na região, porém ela deve ser mais rápida e não será tão intensa quanto da última terça-feira (25). O tempo fica fechado e deve deixar as temperaturas mais baixas.

O meteorologista explicou ainda que a frente fria de maior intensidade deve chegar no Vale do Paraíba e Litoral Norte no próximo sábado (29). O motivo é a chegada de uma massa de ar frio potente no sul do país, na sexta-feira (28), que deve cruzar a região no fim de semana. Esse deve ser o primeiro frio significativo neste ano.

“Mas a frente fria potente está chegando na sexta-feira, lá no sul do Brasil e vai ser de rápido deslocamento. Ela deve chegar e cruzar sobre o Vale do Paraíba no sábado. Ela traz uma forte massa de ar polar, que deve causar o primeiro frio significativo do ano de 2024, frio mais potente, pode-se dizer assim. Essa massa de ar polar que vem atrás, essa frente fria vem bem continental, característica dessas massas de ar que reduzem de forma significativa as temperaturas”, explicou Guilherme Borges.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS