A cidade de Monteiro Lobato, Hebe Camargo e Cid Moreira é uma das mais antigas do Brasil e está presente nos momentos mais importantes da história do país. Taubaté completa hoje 377 anos.
“Daqui de Taubaté foram fundadas 33 cidades. Tanto do Estado de São Paulo, Estado de Minas Gerais, até Goiás. Depois vem a inconfidência mineira, tivemos participantes de Taubaté. E, claro, o ciclo do café; Taubaté teve grandes fazendas, era o maior núcleo do Vale do Paraíba”, explica a historiadora, Rachel Abdala.
E ainda hoje a localização da cidade privilegia o território. A cidade está a 130 km da capital do Estado, 118 km do Litoral Norte e 70 km da Serra da Mantiqueira.
Segundo o senso do IBGE 2010, o município de Taubaté tem uma população de 278.686 habitantes. Além dos nascidos na cidade, existem os moradores que adotaram a região como lar. “Taubaté é um caso de amor na minha vida. Fui criado aqui, vivi dos 10 aos 20 anos. Depois fui para São Paulo. Quando eu estava para voltar e morar definitivamente em Lisboa, pensei: o meu lugar é Taubaté”, conta o jornalista Dimas Oliveira Júnior.
Origem
A origem do nome Taubaté está ligada à denominação de uma tribo de índios guaianás que habitava uma região nas proximidades onde hoje é parcialmente as ruas Capitão Geraldo, Coronel João Afonso, travessa São José e Largo do Chafariz, por nome TABA-YBATÉ, que significa aldeia (taba) elevada (ybaté).
Por volta de 1628, o bandeirante Jacques Fêlix recebeu da Condessa de Vimieiro, neta e herdeira de Martim Afonso de Souza, a missão de demarcar suas áreas.
Após isso, Taubaté é passada a condição de Vila em 5 de dezembro de 1645, e recebe o nome de São Francisco das Chagas de Taubaté, o padroeiro do município.
Tornou-se um centro irradiador de bandeirismo. Com o advento do ouro em Minas Gerais, instalou-se a Casa de Fundição de Ouro, onde hoje é a Praça Monsenhor Silva Barros, acelerando seu progresso no período colonial.
Participou do Ciclo do Café, na metade do século XVIII, e no século seguinte, em 1842, recebeu o título de cidade, sendo que por volta de 1900 foi a maior produtora de café do Vale do Paraíba.
Foi uma das primeiras a participar da Revolução Industrial, com a instalação da CTI (Companhia Taubaté Industrial), em 1891. O franco desenvolvimento do município rendeu-lhe, por muito tempo, o título de Capital do Vale, por ser um dos municípios que desempenhou papel importante na evolução histórica e econômica da região e do país.
Hoje, Taubaté é a Capital Nacional da Literatura Infantil, por ser cenário que deu origem às obras de Monteiro Lobato. Foi aqui que o escritor nasceu e passou toda a sua infância.
*Edição: Nayara Francesco