Criador da Fundação SOS Mata Atlântica, o antropólogo joseense Eduardo Brondízio vai receber a “Medalha Mérito Ambiental Chico Mendes”, na Câmara Municipal de São José dos Campos, nesta segunda-feira (9), às 18h30. A proposta foi do vereador Carlos Abranches (Cidadania).
Leia mais notícias da região aqui.
Brondízio foi ganhador do Tyler Prize, considerado o “Nobel do Meio Ambiente”, por suas pesquisas voltadas para as interações entre o ser humano e o meio ambiente na região Amazônica por mais de 30 anos. Desde sua criação em 1973, essa foi a primeira vez que o prêmio foi atribuído a um cientista latino-americano.
Nascido em São José dos Campos, Eduardo Sonnewend Brondízio formou-se em Agronomia na Universidade de Taubaté (Unitau) e hoje é professor titular/catedrático do Departamento de Antropologia da Indiana University (IU), em Bloomington (Indiana, EUA).
Brondízio coordenou o primeiro mapeamento da Mata Atlântica, em parceria com o INPE e o IBAMA, resultando no Atlas dos Remanescentes Florestais. É participante de vários comitês científicos internacionais, incluindo o Comitê Científico do Programa internacional Future Earth e o International Geosphere Biosphere Program (IGBP).



