Uma aeronave fabricada pela Embraer caiu na madrugada desta quarta-feira (25). Ela havia saído de Baku, capital do Azerbaijão, e tinha como destino a cidade russa de Grózni, capital da Chechência. A queda, após uma tentativa de pouso de emergência, foi nas proximidades de Aktau, no Cazaquistão.
Leia mais notícias da região aqui
O avião da Azerbaijan Airlines voava com 67 pessoas a bordo, sendo 62 passageiros e cinco tripulantes. De acordo com informações das autoridades cazaques, 38 pessoas morreram e 29 sobreviveram.
O Embraer 190, fabricado pela empresa brasileira Embraer, é reconhecido por seu desempenho econômico. Desde 2004, o modelo opera voos de médio alcance, com capacidade para até 114 passageiros. A aeronave é utilizada por companhias aéreas e governos em todo o mundo.
A Força Aérea Brasileira tem dois aviões Embraer 190, usados normalmente para voos domésticos pela Presidência da República, por ministros de Estado e outras autoridades do governo brasileiro. Em alguns casos, eles são utilizados em operações especiais.