Na manhã deste domingo (18), um balão caiu na região central de São José dos Campos. Sete homens foram presos, receberam multa de R$ 20 mil cada e depois liberados pelo crime ambiental.
Leia mais notícias da região aqui
Segundo a Polícia Militar Ambiental, o CSI (Centro de Segurança e Inteligência) recebeu a informação que um balão de grandes proporções estava sobrevoando o centro da cidade. Foi realizado o monitoramento pelas câmeras e se iniciou as buscas pelas equipes da Guarda Civil Municipal e PM Ambiental. O balão foi encontrado na rua Dolzani Ricardo, ao mesmo tempo, foram visualizadas cinco homens, de 22 a 51 anos, em um veículo com movimentação suspeita, próximo ao local. Os suspeitos foram abordados e conduzidos à Delegacia de Polícia. O condutor do veículo já possui histórico de ocorrências com balões.
O balão estava caído em uma empresa de tecidos, mas foi levado para a via por policiais e equipe da empresa de energia. A estrutura do balão que ainda estava acesa foi retirada do local.
Outros dois homens de 48 e 40 anos que estavam no local também foram levados à unidade policial para prestar esclarecimento. Os celulares de todos os envolvidos foram apreendidos, além do balão e alguns fogos de artifício.
Os autores foram ouvidos e liberados. Cada um recebeu uma multa no valor de R$ 20 mil. O caso foi registrado como fabricar, vender, transportar ou soltar balões na Central Polícia Judiciária de São José dos Campos, e encaminhado ao 1º Distrito Policial, que prosseguirá com as investigações.
A EDP, distribuidora de energia elétrica do Vale do Paraíba, informou que equipes técnicas foram mobilizadas imediatamente para o atendimento no local. Houve necessidade de suspender momentaneamente o fornecimento de energia, por questões de segurança, para a remoção do balão.
Soltar balão é crime
A distribuidora alerta para os riscos de graves acidentes provocados pela queda de balões sobre a rede elétrica. Entre janeiro e junho deste ano, foram registradas 12 ocorrências em toda a área de concessão em São Paulo, com prejuízos diretos a mais de 2.450 clientes. No mesmo período do ano passado, os registros foram de 13 ocorrências que impactaram 1.612 clientes.
Soltar balões, crime previsto no Código Penal Brasileiro, também oferece riscos à segurança e traz prejuízos ao fornecimento de energia quando um balão cai sobre a rede elétrica. O impacto varia de acordo com a localidade da queda e dos equipamentos danificados.