Banco Central moderniza pagamentos bancários

Mudança traz agilidade e segurança as transações

EDP promove Feirão de Negociação de dívidas
Foto: Marcelo Casal/Agência Brasil

O Banco Central divulgou uma resolução que aumenta as possibilidades de pagamento para boletos bancários. A medida entrou em vigor na ultima segunda-feira (3) e permite que documentos bancários sejam pagos através do Pix, garantindo a compensação instantânea da transação.

A partir de agora os boletos serão emitidos com um QR CODE específico que indicará o valor do débito. Para efetuar a transação, o devedor deverá escaneá-lo com a câmera do celular, verificar preço da cobrança e concluir o pagamento. De acordo com o Banco Central, a novidade trará agilidade e segurança à população.

Leia mais notícias da região aqui

Importante destacar que algumas instituições já ofereciam o serviço de forma experimental, resultando em parte da população já ciente da funcionalidade.

Além desta, outra novidade é a criação do boleto dinâmico, uma modalidade de cobrança voltada às empresas que possui informações variáveis a cada emissão, dificultando fraudes e acelerando o processo de pagamento, beneficiando ambas as partes nas transações comerciais. Com o boleto dinâmico, as empresas poderão negociar títulos como a duplicata escritural de forma mais segura, garantindo que os recursos pagos sejam direcionados automaticamente e corretamente para o credor.

Segundo o BC, a criação do boleto de cobrança dinâmico simboliza um avanço no sistema financeiro e garante maior segurança na negociação de diferentes tipos de títulos presentes na economia brasileira.

Essas inovações têm o potencial de transformar a forma como as empresas e consumidores realizam pagamentos, consolidando um sistema financeiro mais eficiente e protegido contra fraudes.

*Texto de Letícia Silva supervisionado por Gabriela Leite

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS