O Pronto-Socorro Infantil da FUSAM, em Caçapava, registrou um aumento de 122% no número de atendimentos realizados entre os meses de janeiro e maio de 2025. Segundo dados do hospital, em janeiro foram 1.086 crianças atendidas, enquanto em maio esse número subiu para 2.412.
Leia mais notícias da região aqui.
Segundo o divulgado pela diretoria do hospital, o crescimento no número de atendimentos se dá, principalmente, aos casos de síndrome respiratória aguda grave (SRGA). Embora o aumento seja comum nos meses mais frios, a instituição alertou para a necessidade de atenção redobrada, já que a variação de temperatura ao longo do dia favorece o surgimento de gripes e resfriados.
A Prefeitura de Caçapava reforça a campanha de vacinação contra a Influenza, que está disponível em 10 salas de vacinação da cidade. A imunização é fundamental para proteger as crianças e reduzir os casos graves.
A orientação dos profissionais de saúde é procurar atendimento médico caso a criança apresente febre por mais de 72 horas e tosse persistente acompanhada de falta de ar. O uso de medicamentos, principalmente antibióticos ou corticoides, deve ser feito somente com prescrição médica.



