Uma cachorra da raça Yorkshire foi morta por um Pitbull no bairro Imaculada Conceição, em Taubaté, na última sexta-feira (12).
Em outubro do ano passado, um cachorro da raça da raça Spitz Alemão morreu após ser atacado por um Bull Terrier, em São José dos Campos. O caso ganhou repercussão nacional.
As câmeras de segurança da residência da tutora flagraram o momento do ataque. A cachorra estava deitada na frente do portão, quando o Pitbull passa sem focinheira perto da casa. Ambos começam a latir, e o animal de grande porte que estava com o seu responsável, ataca a cachorrinha e consegue arranca-la para o lado de fora do portão.
A Polícia Militar informou que foi acionada para o atendimento da ocorrência de animal agressivo, por volta das 15h03. Ao chegarem no local, apuraram que o cão da raça Pitbull atacou através da grade da residência um cão da raça Yorkshire. Devido aos ferimentos sofridos, a Yorkshire não resistiu e morreu no local.
A tutora da cachorra registrou boletim de ocorrência. No registro, ela contou que um adolescente conduzia o Pitbull que avançou em sua cadela. O animal de grande porte teria “esmagado e mastigado” a cabeça da Yorkshire. O Pitbull estava sem focinheira e o adolescente não possuía força suficiente para segurar o cão e evitar o ataque.
Veja o vídeo do momento do ataque:
Uso de focinheira é obrigatório por lei
Segundo a Lei nº 11.531, de 11 de novembro de 2003, algumas raças específicas de cachorros precisam fazer o uso obrigatório da focinheira, mesmo que o bichinho seja calmo. Isso porque, mesmo conhecendo o temperamento do seu cão, é preciso haver uma precaução para evitar qualquer tipo de acidente. Veja, a seguir, quais são elas:
- Pit Bull Terrier;
- Staffordshire Bull Terrier;
- American Staffodshire Terrier;
- Rottweiler;
- Dogo Argentino;
- Fila Brasileiro;
- Tussa Inu,
- Akita Inu.
Além disso, vale lembrar que a regra inclui, também, os animais derivados de misturas das raças citadas acima. Outra norma é que, em vias públicas ou locais de acesso público, é preciso que todos os cães estejam utilizando a coleira, guia ou enforcador.
Também é importante levar em conta que, mesmo que o seu cachorro não esteja entre essas raças, é preciso considerar se há alguma chance de ocorrer um acidente. Portanto, se seu bichinho é mais estressado, o ideal é que ele use a focinheira durante os passeios.