O trabalhador optante pela modalidade do saque-aniversário do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) terá a oportunidade de sacar parte do saldo presente nas contas ativas e inativas. De acordo com a Caixa Econômica Federal, o valor é disponibilizado todos os anos a partir do primeiro dia útil do mês de aniversário do trabalhador.
A modalidade opcional é uma alternativa em relação ao saque-rescisão, que pode ser realizado somente quando o trabalhador é demitido sem justa causa, garantindo o saque integral do saldo do FGTS. Aos trabalhadores que não cadastraram uma conta bancária para recebimento, vale ressaltar que os valores ficam disponíveis até dois meses após o mês de aniversário. Já os empregados que aderirem à modalidade durante o mês de aniversário terão o valor disponibilizado em até cinco dias úteis após a solicitação.
Leia mais notícias da região aqui
Adesão
Para aderir à opção de saque-aniversário, o trabalhador precisa estar cadastrado no FGTS, com conta ativa ou inativa. É possível adotar a modalidade por meio do site do FGTS, da página oficial da Caixa Econômica ou do aplicativo do FGTS.
Veja o calendário do saque-aniversário de 2025:
*Texto de Letícia Silva supervisionado por Gabriela leite