Nesta terça-feira (26), na data que é comemorado o Dia Nacional do Surdo, os vereadores de Caraguatatuba vão apreciar, durante a 30ª Sessão Ordinária, a partir das 19h30, o projete de lei que autoriza o Poder Executivo a instituir nas escolas da rede municipal de ensino o chamado Sinal Luminoso, com o objetivo de garantir, por meio de adequação estrutural física, a inclusão dos alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE’s).
Leia mais notícias da região aqui
De acordo com a Câmara, o projeto de lei nº 56 de 19 de setembro de 2023, tem autoria do vereador Renato Leite Carrijo de Aguilar, conhecido como Tato Aguilar. A ideia, segundo a proposta, é instalar campainhas luminosas em todos os espaços comuns das escolas da rede municipal visando garantir equidade de organização temporal em relação a rotina escolas dos alunos com necessidades educacionais especiais.
O vereador Tato Aguilar explicou que, originalmente, o projeto é uma ideia do jovem vereador Paulo Edward, que têm deficiência auditiva e levou a discussão para a Câmara Jovem como forma de inclusão e equidade para todos os alunos.
“A proposta foi tão boa que decidi trazer esta discussão para a Câmara com o objetivo de instalar esta campainha luminosa junto à campainha sonora sinalizando os marcos temporais dentro da rotina escolar onde, até então, sempre foram utilizados somente recursos por meio de campainha sonora”, explicou Tato Aguilar.
O vereador destacou também a importância da promoção da autonomia aos alunos. “Temos a consciência de que este projeto não só irá auxiliar os alunos surdos como àqueles com Déficit de Atenção, Autismo e outros transtornos que causem desajustes ou meio de comunicação alternativa”.
A Sessão Ordinária da Câmara de Caraguatatuba acontece nesta terça-feira (26), a partir das 19h30, e pode ser acompanhada presencialmente no plenário do Legislativo Municipal ou, Ao Vivo, no site oficial da Câmara ou pelo canal da TV Câmara no Youtube (@camaracaraguatatuba).