Campos do Jordão, na Serra da Mantiqueira, registrou a menor temperatura do estado de São Paulo neste início de semana. De acordo com a Defesa Civil, os termômetros marcaram 9,4°C nesta segunda-feira (12), em um dia marcado por muita nebulosidade e clima ameno em todo o Vale do Paraíba, a Serra da Mantiqueira e o Litoral Norte.
Leia mais notícias da região aqui.
Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), as condições do tempo ainda são influenciadas por uma frente fria que passou pela região no fim de semana. A segunda começou com céu encoberto, chuvas fracas em alguns pontos e temperaturas baixas, especialmente nas áreas serranas. Esse cenário é reforçado por um sistema de alta pressão — chamado anticiclone pós-frontal — que vem provocando ventos do quadrante leste e sudeste, trazendo umidade do mar para o continente.
As temperaturas no Vale do Paraíba variaram entre 15°C e 23°C nesta segunda. Em cidades litorâneas como Ubatuba e São Sebastião, os termômetros ficaram entre 18°C e 24°C, enquanto em Campos do Jordão a máxima não passou dos 16°C. A previsão é que, ao longo da semana, a nebulosidade vá diminuindo gradativamente com a mudança na direção dos ventos, que passam a soprar de leste e nordeste.
Com menos nuvens, as manhãs devem ficar mais frias, especialmente entre quarta (13) e quinta-feira (14). No interior do Vale, as mínimas podem cair para 12°C, enquanto na Serra da Mantiqueira os termômetros devem marcar entre 5°C e 6°C. Mesmo com o frio nas primeiras horas do dia, as tardes tendem a ser mais quentes, com máximas chegando a 26°C até o fim de semana.
Esse aumento da chamada amplitude térmica — diferença entre as temperaturas mínima e máxima — é característico do outono, quando o tempo costuma ser mais seco e as noites mais frias. Já no Litoral Norte, a elevação das temperaturas será mais gradual, com máximas que podem ultrapassar os 25°C no sábado (17) e no domingo (18), mas sem quedas bruscas nas mínimas.



