RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Cantareira tem redução do nível da água e será reforçado pelo reservatório do Jaguari

Sistema não tinha nível inferior a 30% desde janeiro de 2022.

Foto: Raylton Alves/ANA

A gestão do Sistema Cantareira, feita pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e a Agência de Águas do Estado de São Paulo (SP Águas), divulgou que o manancial teve uma redução do nível dos reservatórios, atingindo volumes menores do que 30% do sistema. Por isso, a Sabesp utilizará a vazão transposta no reservatório de Jaguari, localizado em Jacareí.

Leia mais notícias da região aqui.

De acordo com a nota divulgada, o Cantareira passará a operar na faixa de restrição 4, ou seja, com restrição a partir do dia 1º de outubro. O sistema não operava nesta faixa desde janeiro de 2022. O baixo nível dos volumes no reservatório está associada às chuvas abaixo da média nos últimos meses. Neste momento, o reservatório registra 29,42% de seu volume útil.

A faixa de restrição restringe que a Sabesp poderá retirar até 23 m³/s do Cantareira. Por isso, a companhia usará a vazão transposta no Jaguari para abastecer o reservatório de Atibainha, com a vazão total limitada ao valor outorgado de 33 m³/s.

As agências reforçam a necessidade de adoção de medidas adicionais pela Sabesp. O Sistema Cantareira abastece cerca de metade da população da Região Metropolitana de São Paulo e contribui para o atendimento de usos da água na região de Campinas.

Siga o perfil do THMais Vale no Instagram

  Faça parte do canal de WhatsApp do THMais e fique bem-informado o dia todo

Se inscreva no canal do Youtube da THMais SBT Vale e veja nossos vídeos

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS