O Juca nasceu no dia 14 de Julho de 2000. Ele tem 22 anos de idade e está com o processo em andamento para entrar no livro dos recordes: o Guinness Book.
Mesmo com carinha de filhote, o Juca é um senhor de idade. Apesar da disposição para os passeios diários com a tutora, Cláudia Mello, ele tem diversos problemas de saúde. O vira-lata tem alzheimer, sopro no coração e cegueira complexa.
“Ele é um ‘senhorzinho’ como os seres-humanos. Ele às vezes fica desorientado e segue muito pelo faro”, contou a tutora.
E o cão não se aposentou. Todos os dias ele acompanha a Cláudia no trabalho. Faltou só o crachá. “O Juca faz jornada com a gente no trabalho. A caminha dele fica aqui do lado. Levo ele para as externas quando precisa e ele vai!”, afirmou.
A ideia de inscrever o Juca no Guinness Book, o livro dos recordes, surgiu quando a Cláudia e o marido viram na internet que o cachorro mais velho do mundo tinha falecido com 23 anos, apenas 1 ano a mais que o Juca.
+Leia mais notícias no portal da TV Thathi SBT
Mas para entrar no livro dos recordes é preciso de provas. “Os exames são feitos para a gente ver se os órgãos são compatíveis à idade. Todos os exames em conjunto vamos chegar à estimativa de idade do Juca”, explicou Tatiana Querido, médica veterinária.
Um cachorro vira-lata vive em média de 16 a 18 anos. Casos como o do Juca é raro na medicina veterinária. “Tudo depende de alimentação, vacinação, visitas regulares ao veterinário, vermífugo, cuidados na casa e proteção.Todo esse conjunto preza pela saúde do animal” apontou Tatiana.
O processo
Existem burocracias para inscrever o cão no livro dos recordes. O processo de inscrição, atualmente, dura cerca de 12 semanas. Mas, se a demanda estiver alta é necessário consultar o tempo de espera no site oficial.
No entanto, se você não conseguir segurar a espera, o Guinness Book oferece um serviço de inscrição prioritária. O tempo de espera é de cinco dias e pode custar de £ 500,00 ou $800,00 US ou € 630,00.
A primeira etapa da fazer a inscrição é ler todas as informações disponíveis no site da Guinness World Records.
O segundo passo é fazer o registro para acessar o banco de dados de recordes.
Em seguida, é necessário selecionar o recorde que você quer inscrever. Se o recorde estiver ativo e aceitando inscrições, ele terá um botão “inscrever-se agora”. Mas, se você não conseguir encontrar o recorde para o qual deseja se inscrever depois da pesquisa, poderá sugerir um novo título de recorde rolando até a parte inferior da página de resultados de pesquisa e selecionando o botão “Solicitar um novo título de recorde”.
Selecionado o tipo de recorde, você vai preencher um formulário.
E pronto! Se sua inscrição for aceita, você receberá as diretrizes de recordes e as próximas etapas.
Evidências
O segundo estágio do processo de inscrição exige o envio de evidências para análise.
Depois de enviar sua evidência para uma tentativa de recorde, haverá um período de revisão de evidência.
O prazo para essa etapa também dependerá do tipo de recorde que você escolheu.
*Edição: Nayara Francesco