Cardiogeriatria cuida do coração de pacientes acima dos 60 anos

Ana Gabriela Caldas
Ana Gabriela Caldas
Nascida em São José dos Campos, Ana Gabriela Caldas iniciou seus estudos em Medicina aos 18 anos e logo se decidiu pela Cardiologia. Ela se formou médica em 2012, realizou dois anos de Residência em Clínica Médica para então se dedicar à especialidade escolhida na cidade de São Paulo, onde sempre estiveram os principais hospitais cardiológicos do país e congressos da área. A formação em Cardiologista foi em 2018, pelo Hospital do Coração de São Paulo (HCor), com vinculação ao corpo clínico e início de atendimentos de consultório e visitas hospitalares, entre outras funções. Ana Gabriela Foi aprovada no Título de Especialista em Cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia no mesmo ano. Logo após, optou por se especializar numa área pouco conhecida, chamada Cardiogeriatria, que une três das suas paixões: os idosos, a Cardiologia e a avaliação e o tratamento do paciente como um todo. A conclusão da Cardiogeriatria foi no Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, em 2019, onde continuou como médica assistente voluntária da Seção de Cardiogeriatria, auxiliando na discussão de casos e ministrando aulas para os residentes. Foi dessa forma que Ana Gabriela conheceu seu esposo, também cardiologista atuante nos mesmos hospitais. Mais informações podem ser obtidas no site draanagabrielacardio.com.br.
ana gabriela caldas

Se você está se perguntando o que é Cardiogeriatria e como ela difere da Cardiologia tradicional, você não está sozinho. A Cardiogeriatria é uma especialidade em crescimento na área da saúde nos últimos 30 anos, devido ao envelhecimento populacional que só aumenta no Brasil. Concentra-se em cuidar do coração de indivíduos acima dos 60 anos, gerenciando todas as peculiaridades do processo de envelhecimento, de forma global. Mas não é necessário que você seja idoso ou cardiopata para agendar uma consulta: cada vez mais pacientes mais jovens – entre 40 e 50 anos – me procuram para aconselhamentos sobre longevidade, como envelhecer melhor e com mais qualidade de vida.

Entendendo a Cardiogeriatria

A Cardiogeriatria é uma subespecialidade da Cardiologia que se dedica às peculiaridades do coração de idosos. À medida que envelhecemos, nosso sistema cardiovascular passa por mudanças fisiológicas que, por si só, predispõem a uma série de doenças cardiovasculares. Porém, a tomada de decisão quanto a iniciar ou não determinadas medicações, solicitar ou não um cateterismo e indicar ou não uma cirurgia, precisam ser individualizadas e pautadas não só no diagnóstico, mas nas condições clínicas, cognitivas e nas preferências do paciente idoso e seus familiares.

O que a Cardiogeriatria envolve

  1. Avaliação Geriátrica Ampla: A Cardiogeriatria leva em consideração, não apenas os aspectos cardiológicos, mas também funcionalidade, fragilidade, mobilidade e grau de dependência do paciente idoso.
  2. Gestão de Múltiplas Condições: Dificilmente o paciente idoso tem apenas um problema de saúde. A maioria das famílias me procura para “organizar a vida do paciente” que comumente acompanha com diversos especialistas e toma um número absurdo de medicações todos os dias, muitas vezes desnecessárias.
  3. Tratamento Individualizado: Muitas vezes são necessárias orientações nada óbvias, como prescrição adequada de exercícios físicos e fisioterapia, higiene do sono, ingesta adequada de determinados nutrientes na alimentação e suplementação adequada de vitaminas.
  4. Prevenção e Tratamento: Além de tratar as doenças cardíacas, a Cardiogeriatria também é capaz de prevenir infarto, derrame, demências e insuficiência cardíaca. Meu trabalho é identificar fatores de risco e implementar estratégias para evitar suas complicações mais graves.
  5. Longevidade e Envelhecimento Ativo: A Cardiogeriatria não precisa somente ser o fim da linha naquele paciente que já tem diversos problemas de saúde, mas sim também tem muito a oferecer aos pacientes, de qualquer idade, que desejam envelhecer melhor.

Quando considerar um especialista em Cardiogeriatria

Você pode estar se perguntando quando é apropriado consultar um especialista em Cardiogeriatria. Aqui estão algumas situações em que esse tipo de especialista pode ser benéfico:
• Pacientes idosos que apresentam pressão alta, diabetes, colesterol alto, arritmias ou já possuem alguma cardiopatia já conhecida. Alguns exemplos: já infartaram, fizeram alguma cirurgia cardíaca, cateterismo, marca-passo…
• Famílias que buscam um profissional para organizar os cuidados do idoso, gerenciando o processo de envelhecimento de forma humana e segura
• Se você tem história familiar de doenças cardíacas e deseja preveni-las
• Independentemente de sua idade, se você pretende envelhecer de uma forma mais saudável evitando as doenças mais prevalentes no mundo todo, que são justamente as doenças cardiovasculares

Conclusão

A Cardiogeriatria é uma especialidade médica que reconhece que a saúde cardíaca é fundamental em todas as fases da vida. Seja para prevenção, tratamento ou gestão de condições cardíacas em idosos, a Cardiogeriatria oferece uma abordagem abrangente que considera a saúde do coração em conjunto com o envelhecimento e as necessidades individuais do paciente. Se você está interessado em cuidar do seu coração à medida que envelhece, considere marcar uma consulta com um especialista em Cardiogeriatria. Sua saúde cardíaca merece atenção e cuidado especializado em todas as fases da vida.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS