O tradicional Carnaval de São Luiz do Paraitinga é adiado. A Comissão de Organização do Carnaval 2023 tomou a decisão devido às cheias do Ribeirão do Chapéu e Ribeirão do Pinga, que assolaram a vila do Distrito de Catuçaba, deixando mais de 600 pessoas desalojadas. As fortes chuvas estão causando o encharcamento do solo e causando deslizamentos de encostas.
Segundo a prefeitura, esses deslizamentos estão obstruindo as estradas e derrubando pontes, além de causar o transbordamento recorrente do Rio Paraitinga, que corta todo o município. Atualmente o rio está quatro metros acima do nível normal.
Os serviços de Defesa Civil, tanto do Estado quanto do município, declaram que as previsões meteorológicas indicam a continuidade das chuvas intensas, demandando uma situação de alerta por parte da administração pública, que deve dispor de toda sua estrutura de pessoal e equipamentos para atender possíveis e previsíveis situações de calamidade.
Carnaval adiado, e não cancelado
A determinação em adiar o Carnaval foi definida após reunião entre a Comissão de Organização do Carnaval 2023 com o presidente da Associação Comercial e Industrial de São Luiz do Paraitinga, além da presença do presidente da Associação dos Blocos, com o presidente do Conselho Municipal de Turismo – Comtur e com o presidente da Câmara de Vereadores.
A prefeitura ainda ressaltou que “a decisão do adiamento foi tomada por força da gravidade das circunstâncias e o carnaval ainda será realizado, contudo, numa ocasião mais propícia, para que todos possam usufruir do festejo em sua plenitude”.
*Edição: Nayara Francesco
RELACIONADAS: São Luiz do Paraitinga declara estado de calamidade pública