Os postos do Poupatempo de São José dos Campos e Taubaté passam a emitir de forma presencial a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea). Os postos também passam a contar com salas sensoriais.
Leia mais notícias da região aqui
Segundo o Governo de São Paulo, a Ciptea é um serviço 100% digital e gratuito solicitado no site ciptea.sp.gov.br. Antes, a emissão gratuita do documento só acontecia no Poupatempo do Canindé, na zona norte da capital da paulista.
O documento também pode ser impresso em equipamentos domésticos, sem a necessidade de deslocamento dos beneficiários e/ou responsáveis. Todos os postos do Poupatempo oferecem orientação para preenchimento do cadastro e emissão das carteiras para pessoas autistas.
A expansão da emissão das carteiras e do atendimento com salas sensoriais será feito nos postos Poupatempo São José dos Campos e Taubaté, no Vale do Paraíba.
As salas sensoriais são espaços silenciosos de acolhimento, com equipes especializadas para atendimento a pessoas autistas e neurodivergentes. Os espaços oferecem abafadores de sons externos e controle de iluminação para reduzir estímulos sensoriais e tornar os ambientes confortáveis, evitando crises e estresse do público atendido. O serviço também dispõe de quadros brancos, pincéis marcadores, jogos e brinquedos educativos, mural cognitivo e bola de pilates.
Unidades em SJC e Taubaté
A unidade do Poupatempo de São José dos Campos fica localizado no Shopping Jardim Oriente, na Rua Andorra – 500, no Jardim América. O horário de funcionamento é das 9h às 17h, de segunda e sexta-feira, e das 9h às 13h, aos sábados.
Já o posto de Taubaté funciona na Avenida Bandeirantes, 808 – Jardim Maria Augusta, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 13h.
Ciptea (Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista)
A carteira oficial de identificação para pessoas com TEA atende a normas da lei federal 13.977/20 e da Lei Estadual 17.651/23, promulgada pelo Governo de São Paulo em março. A ação faz parte do Plano Estadual Integrado para Pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo, em vigor desde abril pelo decreto estadual 67.634.
A Ciptea é uma iniciativa da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, com o documento desenvolvido pela Secretaria de Gestão e Governo Digital. As solicitações podem ser feitas através do portal Ciptea, criado pela Prodesp – a empresa de tecnologia do Governo de São Paulo –, que já emitiu 17 mil carteiras desde abril.
A carteira visa facilitar a identificação da pessoa autista e seus responsáveis, assegurando mais rapidez no acesso a serviços públicos e privados de saúde, educação, assistência social e outros em todo o território paulista.