Cartório de São José registra fila de espera de 2h no último dia para tirar título de eleitor

Cartório de São José registra fila de espera de 2h no último dia para tirar título de eleitor
(Foto: Daniel Barbosa/TV THATHI SBT)

O prazo para tirar ou regularizar o título de eleitor para votar nas Eleições Municipais 2024 se encerra nesta quarta-feira (8). Em São José dos Campos, os eleitores que deixaram a regularização para a última hora enfrentaram filas de espera de até duas horas, em um cartório do Centro da cidade. Os postos ficam abertos até às 17h de hoje para a realização dos serviços.

Leia mais: Mais de 154 mil eleitores precisam regularizar o título no Vale do Paraíba

Vale lembrar que quem perder o prazo não poderá votar em outubro. Após essa data, o cadastro eleitoral estará fechado para que a Justiça Eleitoral organize a logística da votação.

O documento deve ser solicitado ou regularizado diretamente no cartório eleitoral mais próximo. No local, também é possível realizar a coleta da biometria.

Até esta quarta-feira, 8 de maio, é a data-limite para:

  • tirar o título de eleitor;
  • coletar a biometria;
  • transferir o domicílio eleitoral;
  • regularizar a situação eleitoral;
  • atualizar dados no cadastro eleitoral.

Neste ano, eleitores das 39 cidades do Vale do Paraíba escolherão, nas urnas eletrônicas, candidatas e candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. O primeiro turno das eleições acontece no dia 6 de outubro.

Lei das Eleições

A Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997) determina que nenhum requerimento de inscrição eleitoral ou de transferência de domicílio seja recebido nos 150 dias anteriores à data da votação.

Assim, o cadastro eleitoral ficará fechado de 9 de maio a 5 de novembro. Ou seja, os atendimentos nas unidades da Justiça Eleitoral e no serviço de Autoatendimento Eleitoral na internet só serão retomados após esse período, ultrapassadas as Eleições Municipais 2024.

Alistamento e voto

Pela Constituição Federal, o alistamento eleitoral e o voto são facultativos para jovens de 16 e 17 anos, pessoas analfabetas e maiores de 70 anos e são obrigatórios para pessoas de 18 anos ou mais.

Os jovens de 15 anos podem tirar o título, mas somente estarão aptos a votar nas eleições de outubro se completarem 16 anos até o dia da votação.

Comparecimento ao cartório

No caso das pessoas que vão tirar o título de eleitor pela primeira vez, é obrigatório o comparecimento ao cartório eleitoral para realizar a coleta da biometria.

Quem já tem o título pode consultar a situação eleitoral no site do TSE.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS