Na manhã desta quinta-feira (2), mais uma aeronave do CAvEx (Comando de Aviação do Exército) de Taubaté decolou com destino a Porto Alegre/RS para auxiliar no socorro às vítimas das chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul, na última terça-feira (30). Outros dois helicópteros já haviam partido do Vale do Paraíba na quarta-feira (1°).
Leia mais notícias da região aqui
Segundo dados atualizados pela Defesa Civil do estado nesta quinta, o número de pessoas mortas após os fortes temporais que atingiram o Estado, chegou a 13 e o de desaparecidos segue em 21, até o momento.
De acordo com o CAvEx, o novo helicóptero que se juntou aos outros dois Pantera K2, é do modelo Fennec AvEx. As aeronaves devem ser usadas em missões de reconhecimento de áreas atingidas e de risco, além de atuar no resgate de pessoas ilhadas e de feridos.
Danos das chuvas no RS
Ainda de acordo com a Defesa Civil, mais de 14,5 mil pessoas estão desabrigadas ou desalojadas fora de suas casas.
Os danos das chuvas já afetaram 147 municípios, com descargas elétricas, interrupções de estradas por queda de barreiras, alagamentos e transbordamento de córregos, arroios e rios em diversas cidades. O governo estadual decretou estado de calamidade pública na noite de quarta-feira (1º).
*Texto de Bianca Martins com supervisão de Julia Lopes