O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) incluiu as cidades de Campos do Jordão, São Sebastião e Ubatuba no painel de alertas para deslizamentos de terra nesta quarta-feira (4).
Segundo a Defesa Civil, as três cidades estão entre as que mais registraram chuva no Estado de São Paulo nas últimas 24 horas. Campos Do Jordão e São Sebastião acumularam 100 milímetros nas últimas 24 horas, enquanto Ubatuba registrou 87 milímetros no mesmo período.
Por causa da previsão, o Inmet informou que, além do risco de deslizamentos, existe ainda o risco de alagamentos e transbordamento de rios nas cidades.
Entre as orientações emitidas pelo órgão, está evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada. Em caso de rajadas de vento, a orientação é não se abrigar debaixo de árvores, devido ao risco de queda e descargas elétricas.
Em caso de emergência, as pessoas podem acionar a Defesa Civil – pelo número 199 – e o Corpo de Bombeiros – pelo 193.
Novo sistema de alertas
Entrou em vigor nesta quarta-feira (4) o novo sistema de alertas da Defesa Civil nas regiões Sul e Sudeste do país. De acordo com a corporação, quem receber o aviso terá de ficar atento a riscos de alagamentos, enchentes, deslizamentos, enxurradas e vendavais.
O novo sistema de alerta funciona com um aviso aparecendo na tela do celular interrompendo qualquer aplicativo que esteja sendo usado. Para receber, não é necessário cadastro. Quem estiver em área de risco irá recebê-lo automaticamente, desde que o celular seja compatível e tenha cobertura 4G ou 5G: moradores, visitantes, brasileiros e até mesmo estrangeiros.
O sistema Defesa Civil Alerta utiliza a rede de telefonia celular para enviar mensagens de texto e avisos sonoros, interrompendo qualquer conteúdo em uso no aparelho, incluindo o modo silencioso.